Pedro Menezes   |   16/08/2024 18:38
Atualizada em 16/08/2024 18:39

Gol leva iniciativas de IA na aviação para o Rio Innovation Week

Integração da IA pode ser utilizada em diversos contextos em uma companhia aérea

Divulgação
Rodrigo Garcia, diretor de Digital e Inovação; Luiz Borrego, CIO da Gol; Karen Vilefort, gerente de Desenvolvimento de Franquias, Produtos e Digital da Gollog e Ramon Santos, especialista em Inovação no painel do Rio Innovation Week
Rodrigo Garcia, diretor de Digital e Inovação; Luiz Borrego, CIO da Gol; Karen Vilefort, gerente de Desenvolvimento de Franquias, Produtos e Digital da Gollog e Ramon Santos, especialista em Inovação no painel do Rio Innovation Week

A Gol participa do Rio Innovation Week, realizado no Píer Mauá (Rio de Janeiro), nesta semana. A companhia explorou como tema central o uso da Inteligência Artificial no setor de aviação e logística, um contexto que, segundo ela, oferece novas possibilidades, desafios e muitos aprendizados.

Luiz Borrego, CIO da Gol, Rodrigo Garcia, diretor de Digital e Inovação, e Karen Vilefort, gerente de Desenvolvimento de Franquias, Produtos e Digital da Gollog, participaram de um painel que explorou como a tecnologia é aplicada para otimizar processos, melhorar a tomada de decisões e aprimorar a experiência do cliente.

A integração da IA pode ser utilizada em diversos contextos em uma companhia aérea. No que tange ao acesso a informações e documentos, pode ser otimizado por meio do uso de processamento de linguagem natural disponível na IA generativa. Ou seja, colaboradores podem interagir com diversos conteúdos (regimentos, relação de benefícios, diretrizes) de forma mais eficiente.

Além disso, a inteligência artificial na Gol também pode ser acessada por um produto tecnológico denominado GAL. O uso da ferramenta reduziu, aproximadamente, 80% nos chamados por telefone para as áreas de suporte interno. Para os times de aeroportos, com o uso da GAL, os Colaboradores respondem às perguntas do cliente final, avaliando, antes, a qualidade da informação gerada pela IA.

“Trata-se de um chatbot, disponibilizado para todos os colaboradores por meio do Microsoft Teams, treinado para acessar diversas bases de conhecimento da empresa e apresentar informações institucionais quando solicitadas”

Rodrigo Garcia, CIO da Gol

A novidade está entrando em outra fase: será disponibilizada nos próximos meses diretamente ao cliente, para que ele possa tirar dúvidas.

Os executivos ainda comentaram sobre o foco em mitigar os riscos atrelados ao uso de IA na empresa, principalmente no cenário de tratativas sobre dados (LGPD) e potenciais fugas de informação que poderiam abrir vulnerabilidades cibernéticas indesejadas.

O painel também discutiu sobre como a IA permite melhorar o atendimento e experiência do cliente da Gollog, unidade de logística da Gol. Como segunda etapa do processo de atuação com IA, a proposta é utilizar a ferramenta para proporcionar uma eficiência na logística dos terminais de carga

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