Karina Cedeño   |   09/08/2022 15:53
Atualizada em 09/08/2022 16:36

Salvador sedia evento da CAPA para turbinar voos internacionais

O evento CAPA Latin American Aviation Summit trará executivos de diversas companhias aéreas


Will Recarey
Após a pandemia, a oferta na capital baiana ficou mais diversificada, com rotas disponíveis para todas as regiões do País
Após a pandemia, a oferta na capital baiana ficou mais diversificada, com rotas disponíveis para todas as regiões do País
Os voos internacionais estão no radar de Salvador. A capital baiana irá sediar, nos dias 25 e 26 de agosto, o evento CAPA Latin America Aviation & LCCs Summit, conferência de aviação que reúne empresas de transporte aéreo de diferentes países, e vê no evento a possibilidade de atrair o interesse de companhias aéreas internacionais.

“É uma oportunidade única. Vamos abrir os olhos do mundo para Salvador. Sediar um evento internacional é afirmar que nossa capital está preparada para ser inserida no roteiro de grandes eventos coorporativos, buscando cada vez mais espaço no Turismo de negócios”, ressalta a titular da Secult, Andrea Mendonça. Ela reforça que a vinda de um evento desse porte será muito importante para que as companhias aéreas internacionais tenham interesse de voar para Salvador.

Organizado pela Prefeitura de Salvador junto à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e ao Salvador Bahia Airport, o evento trará executivos e planejadores de malha de grandes companhias. Já estão confirmadas as presenças dos CEOs das brasileiras Gol, Azul e Latam, da colombiana Ultra Air, da argentina Flybondi, da portuguesa Tap e da equatoriana Equair, além de executivos da Lufthansa, da American Airlines e da Avianca.

A conferência internacional é produzida pela Centre for Aviation (CAPA), um dos maiores fornecedores globais de dados e inteligência de mercado para as indústrias de aviação e Turismo. Todo ano, representantes de companhias aéreas, aeroportos e outros players do mercado se reúnem nos eventos produzidos pela organização para debater desafios e tendências de mercado, fazer benchmarking, networking e fechar negócios.


Sinais de retomada
No último verão antes da pandemia, Salvador registrava resultados favoráveis depois dos investimentos feitos na infraestrutura turística e de um trabalho de marketing internacional realizado pela Prefeitura em parceria com entidades do trade turístico. Em 2019, a cidade contabilizou 58.033 voos e 7,4 milhões de passageiros transportados. Ainda naquele período, 9,9 milhões de turistas chegaram à cidade (por vias aérea, terrestre e marítima), culminando numa taxa média de ocupação hoteleira de 63,53%. A receita turística gerada foi de R$ 13,3 bilhões.

Atualmente, o setor já demonstra sinais de retomada e de crescimento. Comparando o ano passado ao de 2020, que foi marcado pela alta de casos de covid-19, o volume de tráfego de voos cresceu 46,3%, assim como os números de passageiros transportados (45,1%), taxa média de ocupação (50,21%) e fluxo turístico (41,8%). A receita turística gerada em 2020 foi de R$6,1 bilhões e em 2021, R$9,2 bilhões, registrando aumento de 50,09%.

A recuperação mostrou ser uma grande oportunidade em termos de oferta de voos. Após a pandemia, a oferta na capital baiana ficou mais diversificada, com rotas disponíveis para todas as regiões do País. O Salvador Bahia Airport ganhou um hub da Gol e a entrada de um novo operador regional, a Abaeté Linhas Aéreas. O desafio é replicar esse fenômeno na malha internacional, cuja recuperação anda a passos mais lentos globalmente. O Brasil não é uma exceção. Segundo dados da própria CAPA referentes a maio deste ano, o volume de tráfego internacional no País como um todo ainda está 31% abaixo do que era no pré-pandemia, o que demonstra que há um espaço a ser ocupado.

“Salvador tem se mostrado um destino resiliente e com grande potencial. Mesmo no período pandêmico inauguramos rotas novas domésticas, com destino a Palmas, Belém, Campo Grande e Morro de São Paulo, e temos mantido um passo satisfatório de recuperação. Essa união de forças com a Prefeitura vai contribuir para que sigamos o mesmo caminho com o tráfego internacional, cuja recuperação se dá em um ritmo mais lento”, sinalizou o gerente de Marketing e Promoção Aérea do Salvador Bahia Airport, Marcus Campos.

Um dos objetivos de trazer o evento da CAPA para Salvador é atrair novas companhias e destinos, já que os mais tradicionais, como Lisboa, Buenos Aires e Madri, já estão de volta e com aumento progressivo de demanda.

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