Azul registra alta de 14% no faturamento com agências no primeiro semestre
Negócios no exterior alcançaram quase R$ 1 bi nos primeiros seis meses de 2025

A Azul Linhas Aéreas registrou aumento de 14% no faturamento junto a agências de Turismo no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O resultado reflete a estratégia de crescimento da companhia nos mercados nacional e internacional, com destaque para a atuação comercial com agências e operadoras.
No mercado interno, a empresa também obteve avanço de 28% no lucro relacionado a operadoras brasileiras. Já no exterior, as vendas da Azul dobraram, alcançando aproximadamente R$ 1 bilhão no período.
Segundo a companhia, os resultados estão associados a mudanças na estrutura do time comercial, que passou a contar com gerências dedicadas a segmentos como viagens corporativas, passagens consolidadas e lazer.
"Queremos extrair o melhor de cada segmento, de cada canal, estreitando o relacionamento com nossos parceiros e buscando oportunidades de ganhos mútuos. Projetamos encerrar o ano de 2025 com crescimento de 10% nas vendas em comparação ao ano passado"
Ricardo Bezerra, gerente comercial sênior da Azul para o segmento Lazer.
Para o segmento corporativo, o foco também está na ampliação das relações comerciais e na escuta ativa de clientes e parceiros. "A Azul acompanha de perto as mudanças do mercado da aviação comercial, sempre buscando fortalecer e aprimorar seu negócio. Queremos nos aproximar ainda mais das agências e empresas, tornando equipes especializadas e gerências dedicadas para cada segmento", disse Anderson Serafim, gerente comercial sênior da Azul.

Expansão internacional
A companhia também reportou crescimento nas operações internacionais, impulsionado por novas rotas e pela maior presença comercial no exterior. No primeiro semestre, as vendas fora do Brasil dobraram, chegando a quase R$ 1 bilhão. Parte desse desempenho veio do aumento da comercialização direta por meio do portal B2B da empresa, voltado a agências parceiras.
As novas rotas para Porto (Portugal) e Madri (Espanha), lançadas em junho, contribuíram para o aumento de 68% no faturamento de voos internacionais da Azul.
"Ao ampliar nossa capilaridade, passamos a atrair novos parceiros para o portfólio de vendas no exterior. Estamos estreitando o relacionamento com grandes players do mercado, o que permite desenvolver políticas comerciais específicas", afirmou Ricardo Bezerra.
Integração entre áreas
A Azul também destacou a importância da integração entre áreas internas como Revenue Management, Marketing, Operações, Jurídico, TI e Planejamento de Malha para garantir maior eficiência nas ofertas e na precificação de seus produtos.
“De ações promocionais a ajustes operacionais, a companhia atua de forma coordenada para entregar uma experiência de voo consistente. Nos Estados Unidos, por exemplo, estamos trabalhando para aumentar a venda dos nossos produtos por meio das OTA (Online Travel Agencies), o que tem refletido diretamente nos nossos resultados”, concluiu Bezerra.