Latam abre quase 900 vagas para comissários de voo e copilotos no Brasil
Serão 738 vagas para tripulantes de cabine e 157 vagas para tripulantes técnicos
![O treinamento de tripulantes técnicos que acabaram de entrar na Latam conta com uma duração média de 3 a 4 meses e é dividido em três fases](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/439880/5ac530e9945d0706aa95f7c4e792e736unnamed20250210t110238.084/0,52,752,449/1206,720,0.76/0/default.jpg)
A Latam Brasil acaba de anunciar a abertura de seu processo seletivo para tripulantes técnicos e de cabine em 2025. No novo ano processo seletivo da companhia aérea no Brasil, serão abertas 738 vagas para Comissários de Voo e 157 vagas para Copilotos,
As inscrições começam a partir de 14 de fevereiro de 2025 em https://www.latamairlines.com/br/pt/trabalhe-conosco.
“A abertura de quase 900 vagas para o complemento do nosso grupo de voos em apenas 1 ano é mais um reforço do forte investimento que a Latam tem feito no Brasil e de como é possível, com o devido planejamento, investir de forma eficiente e sustentável em um setor fundamental para a nossa economia e sociedade”
Jefferson Cestari, diretor de Recursos Humanos da Latam Brasil
Saiba mais sobre as vagas abaixo:
Tripulantes de cabine
Para se cadastrar nesta vaga, os requisitos são:
- Ser maior de 18 anos;
- Formação: Ensino Médio Completo;
- Certificado Médico Aeronáutico (CMA), com validade mínima de 1 ano - no ato da inscrição;
- Imprescindível: Aprovação no exame teórico ANAC (Banca ANAC) - no ato da inscrição;
- Imprescindível: Experiência de trabalho em áreas de serviços, cargos de atendimento ao cliente e/ou vendas;
- Diferencial: Inglês e/ou Espanhol;
- Passaporte Brasileiro válido - no momento da admissão;
- Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) | Vacina de Febre amarela (FA) - no momento da admissão.
As inscrições estarão abertas de 14 a 19 de fevereiro de 2025 em: https://www.latamairlines.com/br/pt/trabalhe-conosco. Importante que o perfil do candidato no Trabalhe Conosco esteja utilizado e que o e-mail de contato cadastrado seja preferencialmente @gmail.
Vale reforçar que, uma das mudanças implementadas pela Latam para garantir processos seletivos mais diversos e inclusivos para tripulantes de cabine, diz respeito à exigência do idioma (inglês ou espanhol), que deixou de ser obrigatória e passou a ser desejável para o cargo. A companhia continua a aplicar o teste de idiomas para mapeamento, mas os critérios para a escolha dos candidatos são agora totalmente baseados em outras capacidades técnicas para exercício da função e em suas competências comportamentais.
Outra iniciativa para democratizar o processo seletivo é a realização de 90% das suas etapas de forma online, com apenas exames e entrevista final presencial em locais próximos ao candidato. Isso contribui para que pessoas de todos os estados possam se candidatar e participar das etapas sem a necessidade de deslocamento até São Paulo, como era feito anteriormente até 2022.
Tripulantes Técnicos
Para se cadastrar nesta vaga, os requisitos são:
- Experiência mínima de 150 horas totais de voo de avião;
- Licença de Piloto Comercial de Avião;
- Habilitação IFRA;
- Habilitação MLTE ou Tipo;
- CCT de PLA;
- ICAO 4 ou Superior com validade mínima de 1 ano - no ato da inscrição;
- CMA de primeira classe com validade mínima de 1 ano - no ato da admissão;
- Curso Superior Completo;
- Passaporte brasileiro válido - no momento da admissão;
- Diferencial: Visto Americano (B1/B2) válido;
- Diferencial: Curso de jet training ou habilitação Tipo.
O prazo para inscrição vai de 14 a 23 de fevereiro de 2025 em: https://www.latamairlines.com/br/pt/trabalhe-conosco. Importante que o perfil do candidato no Trabalhe Conosco esteja utilizado e que o e-mail de contato cadastrado seja preferencialmente @gmail.
Após a seleção e aprovação no processo, os tripulantes passarão pelos devidos treinamentos oferecidos pela Latam antes de seguir para o voo.
![Integração de novos pilotos e pilotas da Latam Brasil\n\n](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/439881/11bc6b7c9a6bb01069811c28074fb7a6unnamed75/0,93,652,389/1206,720,0.74/0/default.png)
Como é o treinamento de tripulantes de cabine na Latam
A Latam oferece um treinamento completo para todos os seus tripulantes de cabine que atuam em voos domésticos no Brasil e internacionais de curta e longa distância. O treinamento inicial, ou seja, para recém contratados, tem uma carga aproximada de 234 horas e as atividades são aplicadas e conduzidas especialmente de acordo com o modelo da aeronave que o tripulante irá voar e suas configurações.
Os treinamentos são tanto online quanto práticos, e englobam simulação de atividades como pouso na água ou em floresta/mata; operação de portas e saídas de emergência da aeronave; manuseio das galleys (cozinha do avião); evacuações de emergência; primeiros socorros; atividades com fumaça e técnicas de resgates de passageiros nessas situações; além de aulas de serviço de bordo e atendimento.
Como é o treinamento de pilotos na Latam
O treinamento de tripulantes técnicos que acabaram de entrar na Latam conta com uma duração média de 3 a 4 meses e é dividido em três fases:
- Treinamento de Solo: primeira etapa, em que os novos pilotos estudam os sistemas da aeronave, temas técnicos, organizacionais, de legislação e regulamentação aeronáutica. Hoje, grande parte desse treinamento é online, enquanto os treinamentos práticos são realizados presencialmente na Academia Corporativa Latam.
- Simulador de Voo: após a conclusão da fase de treinamento de solo, avançam para o treinamento em simulador, realizado em duplas com um instrutor qualificado, em centros de treinamento certificados. Nesta fase, são preparados para lidar com cenários normais e anormais. O treinamento é finalizado com uma sessão de avaliação por um examinador credenciado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que confirma a aptidão dos pilotos para prosseguir à fase final de treinamento.
- Instrução em Rota: essa é a fase final e de adaptação aos voos da Latam, em que os pilotos, acompanhados por um comandante instrutor, conhecem a rotina da empresa e se familiarizam com os seus aeroportos e locais de operação. Esta é a última etapa para qualificá-los como copilotos ou comandantes. Embora já estejam preparados desde a fase de instrução em simulador, devem passar por uma avaliação final em rota para voar regularmente sem a presença de um instrutor.
Após o treinamento inicial, todos os pilotos da Latam passam anualmente por treinamentos e exames de revalidação.