Sociedade Uruguaia de Aviação é a nova companhia aérea do Uruguai
Empresa deve começar a operar no final deste ano, embora as rotas ainda não tenham sido oficializadas
Nasce nesta terça-feira (29) a Sociedad Uruguaya de Aviación (SUA), nova companhia aérea do Uruguai. A apresentação ocorrerá no Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, onde serão divulgados detalhes operacionais, o início das atividades e outras novidades.
Dois executivos da nova companhia aérea, Paul Elberse e Antonio Rama, se reuniram ontem (28) com o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, para informá-lo sobre a iniciativa. Após o encontro, ambos deixaram o local sem fazer declarações.
Informações sobre a nova companhia aérea uruguaia
De acordo com fontes que conhecem o projeto, a empresa (que conta com capital proveniente da Arábia Saudita) começará a operar no final deste ano, embora as rotas ainda não tenham sido oficializadas.
Inicialmente, a SUA utilizará aviões Airbus A220-300, por meio de um acordo de leasing com a companhia aérea letã AirBaltic. A companhia aérea uruguaia, segundo informações preliminares, terá seis aeronaves que serão integradas ao longo de 18 meses, embora se espere que, a médio prazo, a frota chegue a dez unidades.
Além do transporte de passageiros, a SUA busca estabelecer o primeiro centro de manutenção e operações de aeronaves Airbus A220 no Uruguai e na região. Também está prevista a instalação de um simulador de voo para treinamento de pilotos nos próximos cinco anos.
O jornal El País destaca que tentou entrar em contato com a Direção Nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutica (Dinacia), para verificar se a SUA já possui autorização para operar, mas não obteve resposta.
Antecedentes da Sociedad Uruguaya de Aviación
Meses atrás, o CEO da SUA e ex-diretor da extinta companhia aérea uruguaia UAIR, Antonio Rama, comunicou ao Poder Executivo sua intenção de operar a nova companhia aérea.
O empresário afirmou, na época, que a SUA está “constituída como uma empresa uruguaia, com base de operações no Aeroporto Internacional de Carrasco” e que o “plano inclui a operação de uma frota de seis aviões Airbus em um período de 18 meses e a expansão para dez aeronaves da mesma empresa nos primeiros três anos de operação”.
Caso o projeto se concretize, não será a primeira vez que Rama lidera uma companhia aérea uruguaia, já que, em 1999, ele fundou a já mencionada UAIR (low cost), que operou no Uruguai até julho de 2005, ano em que encerrou suas atividades. A empresa realizava voos para Argentina, Brasil e Chile a partir do Uruguai.
Com informações do site La Nación.