Escola Latam dá início a aulas de sua primeira turma de mecânicos aeronáuticos
Programa profissionalizante será realizado presencialmente em São Carlos (SP) para 70 funcionários
No último dia 20, a Latam recebeu 70 funcionários bolsistas do programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação no Brasil. Ao longo dos próximos dezoito meses, as aulas serão ministradas presencialmente no Latam MRO de São Carlos (SP), o maior centro de manutenção aeronáutica da América do Sul.
“Com a inauguração da Escola Latam, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento do Brasil, oferecendo treinamento especializado para ampliar oportunidades de carreira, suportar o crescimento sustentável da nossa operação e preparar os profissionais para os desafios do futuro na aviação”, comenta Alexandre Peronti, diretor de manutenção da Latam Brasil.
O programa oferece formação em manutenção aeronáutica, dividida em dois módulos:
- Curso Básico de Manutenção de Aeronaves e
- Curso Complementar de Especialidades, sendo Célula, Grupo Motopropulsor ou Aviônicos.
Após os primeiros nove meses do programa básico, os alunos terão a oportunidade de se especializar nos respectivos cursos, totalizando 18 meses de formação.
A primeira turma é composta por funcionários da companhia, sempre respeitando o horário de trabalho dos alunos. Do total de 70 participantes, 60 vagas foram concedidas a colaboradores que já atuam nas funções de Auxiliar Técnico I e Auxiliar Técnico II, e as outras dez foram preenchidas por aqueles que ocupam outros cargos. Os professores das disciplinas técnicas serão instrutores especialistas da própria Latam. Já as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais, por exemplo, serão ministradas por professores externos.
As bolsas de estudo cobrem 75% do custo total do curso. Futuramente, a companhia prevê que a Escola Latam seja expandida, com a abertura de vagas no programa para o público externo.
Qualificação da mão de obra
Em agosto de 2024 a companhia assinou, com as presenças do CEO da Latam Brasil e do presidente Lula, um protocolo de intenções com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Brasil para qualificar mão de obra e empregá-la nas instalações do Latam MRO de São Carlos (SP).
A Latam é a única companhia aérea brasileira a ter um Centro de Instrução certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a formação de mecânicos de manutenção aeronáutica. A iniciativa também vai de encontro ao movimento de igualdade de gênero promovido pela companhia.
MRO: maior centro de manutenção aeronáutica da América do Sul
O Latam MRO, instalado em São Carlos (SP), é reconhecido como o maior centro de manutenção aeronáutica da Latam. Com uma equipe de dois mil funcionários, é responsável por mais de 60% de todas as manutenções programadas das aeronaves do grupo Latam. Hoje, é o maior centro de manutenção aeronáutica da América do Sul.
Com 95 mil metros quadrados de parque industrial, a unidade possui sete hangares permanentes e 22 oficinas em São Carlos e todas equipadas com tecnologia de ponta. O MRO tem capacidade para executar as mais complexas manutenções em aeronaves, de acordo com as instruções técnicas dos fabricantes e homologado por autoridades aeronáuticas. O Latam MRO tem certificações internacionais como EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação), FAA (Administração Federal de Aviação, nos EUA) e DGAC (Direção Geral da Aeronáutica Civil, no Chile).
Desde 2019, o Latam MRO de São Carlos utiliza drones para inspeção de aeronaves, sendo pioneiro na América Latina nessa prática. Esse método tornou o processo de inspeção 12 vezes mais eficiente do que a inspeção tradicional, além de utilizar inteligência artificial para identificar possíveis danos. Além disso, o uso de drones eliminou a necessidade de impressões de papel, mantendo os registros em nuvem atualizados em tempo real.
Em novembro de 2024, a Latam anunciou o investimento de R$ 40 milhões em um novo hangar no Latam MRO de São Carlos (SP) especializado em manutenção aeronáutica de aviões Boeing 787 Dreamliner e Airbus A320, que deve começar a operar em setembro de 2025 e gerar cerca de 300 novos postos de trabalho.