Boom Supersonic rompe barreira do som ao realizar 1º voo supersônico de testes
A Overture tem uma carteira de pedidos de 130 pedidos e pré-encomendas da American Airlines e United
Ela foi apresentada em 2016. Em 2017, já chamava a atenção de companhias aéreas. E agora, nove anos depois, realizou o primeiro voo que rompeu a barreira do som. Estamos falando da Overture, aeronave da Boom Supersonic, capaz de realizar viagens entre Londres e Nova York em apenas três horas.
A empresa realizou o primeiro voo supersônico bem-sucedido de sua aeronave de demonstração XB-1 no Mojave Air & Space Port, na Califórnia, nesta terça-feira (28). Pilotado pelo piloto de testes chefe da Boom, Tristan “Geppetto” Brandenburg, o XB-1 entrou no corredor supersônico e atingiu uma altitude de 35.290 pés antes de acelerar para Mach 1,122 (2.700 km/h) — quebrando a barreira do som pela primeira vez.
“O voo supersônico do XB-1 demonstra que a tecnologia para voos supersônicos de passageiros chegou. Um pequeno grupo de engenheiros talentosos e dedicados realizou o que antes custava governos e bilhões de dólares. Em seguida, estamos ampliando a tecnologia do XB-1 para o avião supersônico Overture. Nosso objetivo final é levar os benefícios do voo supersônico a todos"
Fundador e CEO da Boom Supersonic, Blake Scholl
Primeiro jato supersônico construído com tecnologia de avião comercial, o XB-1 incorpora muitos dos principais recursos encontrados no Overture, como compostos de fibra de carbono, aumento de estabilidade digital e um sistema de visão de realidade aumentada para visibilidade de pouso.
O XB-1 fornece a base para a Overture, validando tecnologias-chave ao mesmo tempo em que estabelece uma cultura de segurança em primeiro lugar. Tecnologias comprovadas pelo programa de testes do XB-1 que também serão aplicadas ao Overture incluem uma série de fatores, tais como:
- Sistema de visão de realidade aumentada
- Aerodinâmica otimizada digitalmente
- Compostos de fibra de carbono
- Entradas de ar supersônicas
A Overture tem uma carteira de pedidos de 130 pedidos e pré-encomendas da American Airlines, United Airlines e Japan Airlines. Em 2024, a Boom concluiu a construção da Overture Superfactory em Greensboro, Carolina do Norte, que será dimensionada para produzir 66 aeronaves Overture por ano.