Pedro Menezes   |   19/12/2024 13:36
Atualizada em 19/12/2024 15:29

Azul terá melhor sinergia entre B2B e B2C e maior integração com agentes

Em entrevista exclusiva, novo diretor comercial da Azul destacou os planos e as prioridades para 2025


PANROTAS / Emerson Souza
Daniel Bicudo, diretor comercial e de Negócios da Azul Linhas Aéreas
Daniel Bicudo, diretor comercial e de Negócios da Azul Linhas Aéreas

Daniel Bicudo é o novo diretor comercial da Azul Linhas Aéreas. Ele assumiu o lugar de Antonio Americo, que se despediu do setor aéreo brasileiro após 55 anos de carreira, como vimos aqui no Portal PANROTAS. Em entrevista exclusiva, Daniel Bicudo destacou os planos e as prioridades para 2025.

A principal delas: uma maior integração entre as unidades de negócio B2B e B2C, uma forma de conectar todo o mercado e se aproximar cada vez mais dos agentes de viagens, que já são fundamentais para o sucesso da Azul Viagens e têm tudo para se tornar ainda mais vitais nas vendas de bilhetes da Azul Linhas Aéreas.

Antes, porém, um esclarecimento. Até então, Bicudo era diretor geral da Azul Viagens e diretor de Marketing da Azul Linhas Aéreas. O executivo continua como diretor geral da Azul Viagens, mas assume agora como diretor comercial e de Negócios da Azul. Isto porque houve uma pequena alteração no organograma da empresa.

Agora, Bicudo não cuidará mais do marketing institucional da Azul, da questão do branding da companhia. Isso ficará com Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Experiência do Cliente da Azul. Bicudo, além de assumir a área comercial, ficará responsável pelo marketing de performance, o que envolve um posicionamento mais incisivo, e pela recuperação da credibilidade da companhia em 2025.

"Tivemos um reposicionamento mais incisivo nos territórios de marketing, focando no atendimento ao cliente, na sua experiência a bordo e na recuperação da nossa credibilidade, em meio a reestruturação do nosso passivo. Logo, precisamos de um reforço para 2025, que é o marketing de performance, que cuida também da receita da companhia. Logo, acabo englobando o B2B e o B2C de Azul e Azul Viagens, bem como a performance da Azul Linhas Aéreas"

Daniel Bicudo, diretor comercial e de Negócios da Azul

Maior integração entre as unidades de negócio B2B e B2C

PANROTAS / Emerson Souza
Daniel Bicudo quer aproveitar as campanhas de B2C e dos canais online também para os canais B2B
Daniel Bicudo quer aproveitar as campanhas de B2C e dos canais online também para os canais B2B

Pois bem, esclarecido este ponto, seguimos com a entrevista exclusiva com Daniel Bicudo. Segundo ele, por vir de várias áreas dentro da empresa, passando por experiência do cliente, marketing institucional e CRM, é possível agora olhar de uma forma mais estruturada para a companhia.

"Consigo olhar de uma forma mais estruturada para todos os canais de distribuição e de unidades de negócio em busca de uma maior sinergia. Então, a missão para 2025 é ter um B2B e um B2C cada vez mais integrado dentro da Azul, englobando toda a parte de performance e unindo o melhor destes dois mundos", revelou.

A estratégia, por exemplo, é aproveitar as campanhas de B2C e dos canais online também para os canais B2B, uma forma de estar mais próximo do trade e aproveitar o melhor das duas unidades de negócio. "Não temos clientes na Azul, temos parceiros e sabemos muito bem disso", frisou Bicudo.

"A gente sabe que a companhia aérea precisa ganhar dinheiro, precisa operar de maneira equilibrada, mas temos uma parceria de ganha-ganha com o trade. Queremos e iremos tratar cada vez melhor o mercado, os agentes de viagens, os operadores e consolidadores, de uma maneira muito mais estruturada. A missão agora é conversar com cada player, entender a demanda e suas necessidades, a fim de construir um Turismo ainda mais sustentável"

Daniel Bicudo, diretor comercial e de Negócios da Azul

Uma aproximação ainda maior dos agentes de viagens

PANROTAS / Emerson Souza
Daniel Bicudo vai estreitar laços da Azul com o B2B
Daniel Bicudo vai estreitar laços da Azul com o B2B

Que a Azul Viagens está crescendo cada vez mais no B2B, Bicudo já sabe. Mas o diretor reconhece que apenas a operadora da Azul não vai conseguir conquistar tudo que a Azul Linhas Aéreas precisa. Então, como combinar todos os esforços para ter um Turismo mais bem desenvolvido e rotas corporativas mais sustentáveis? É ai que entra o relacionamento da companhia aérea com os agentes de viagens.

"Os agentes de viagens já são super importantes para Azul Linhas Aéreas e ainda mais fundamentais para Azul Viagens. Tanto é que as agências multimarcas são a maior fatia de faturamento da operadora. Já a Azul Linhas Aéreas precisa estreitar ainda mais esta relação, seja com treinamentos, capacitações, ofertas adequadas no momento certo, entre outras estratégias"

Daniel Bicudo, diretor comercial e de Negócios da Azul

E não só os agentes de viagens, mas operadoras, consolidadoras e o varejo como um todo estarão ainda mais próximos da companhia em 2025. "E para isso vamos usar todas as ferramentas online, de campanhas e de performance também para o B2B. Entender o relacionamento com esta unidade de negócio, estruturá-la ainda mais e reorganizar toda a parte de CRM e relacionamento é o nosso objetivo", completou.

Bicudo destaca novo desafio da carreira

PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo Bezerra, Daniel Bicudo e Giulliana Mesquita, o trio que vem liderando o sucesso da Azul Viagens continua
Ricardo Bezerra, Daniel Bicudo e Giulliana Mesquita, o trio que vem liderando o sucesso da Azul Viagens continua

Daniel destaca que esse é um dos grandes desafios da sua carreira, mas sem esquecer de outros pontos altos como o IPO da Multiplus, a passagem pela Embraer e o turnaround realizado na Azul Viagens.

"É um dos grandes desafios da minha carreira, uma responsabilidade muito grande por ser uma companhia aérea de papel de desenvolvimento do País. A Azul é uma companhia que cresceu muito rápido, com lucratividade, com faturamento e muitas vendas, logo é um momento muito especial para mim", disse Bicudo.

Ele lembrou ainda que a Azul Viagens vem crescendo muito, com todos muito bem engajados e liderados pelo trio que estampa a foto acima, enquanto o papel da companhia aérea é desbravar novos mercados, que são as origens de novos destinos, em busca de uma maior diversificação para o ano que vem.

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