Companhias vão ofertar 184 mil voos e 30 milhões de assentos no verão
O número representa um acréscimo de 12% em relação à temporada passada
As companhias aéreas Abaeté, Azul, Gol, Latam e Voepass vão disponibilizar 29,8 milhões de assentos em cerca de 184 mil voos domésticos e internacionais na alta temporada de verão, que se inicia em 15 de dezembro e vai até 28 de fevereiro. O número representa um acréscimo de 12% em relação à temporada passada.
- A região Sudeste terá um incremento de assentos de 16,1%, com destaque para a retomada de voos internacionais no Rio de Janeiro e Minas Gerais e o crescimento do doméstico no Espírito Santo.
- No Sul, o crescimento será de 6,5%, com Santa Catarina ofertando o dobro de assentos internacionais que o ano passado.
- No Nordeste, as empresas também apostam na retomada internacional, com Ceará crescendo 57,7% e Pernambuco, 42,7%.
- No Centro-Oeste, a variação é de 14,8%, com Mato Grosso do Sul aumentando em mais de 25% a oferta doméstica.
- Já na região Norte, as empresas elevaram a disponibilidade de bilhetes no Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
“Essa oferta demonstra a retomada sólida do setor. As empresas estão demonstrando sua confiança e aposta com mais investimentos para ampliação de malha, destacadamente no internacional. Voltamos a transportar mais de 100 milhões de passageiros no ano passado, o que já indicava o potencial de crescer mais. Nossas associadas aumentaram a quantidade de voos em todas as regiões do Brasil, e isso mostra que estamos no caminho certo para transportar cada vez mais passageiros e tornar o modal aéreo cada vez mais democrático”
Presidente da Abear, Jurema Monteiro
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o crescimento da oferta indica a retomada da economia brasileira. “Quem passa pelos aeroportos no Brasil vê que o brasileiro está viajando pelo país. Quando esse cidadão está fazendo turismo é porque a economia está respondendo, as coisas estão realmente avançando”, disse.
“As empresas aéreas são decisivas para que a gente consiga ter a chegada de turistas estrangeiros aqui. Sabemos da importância do mercado da América Latina, por exemplo, da Argentina, que é o nosso principal país emissor de turistas, mas é crescente o Brasil enquanto destino para todos os mercados”
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo
Os números foram anunciados nesta segunda-feira (11) em evento que marcou a renovação do programa “Conheça o Brasil: Voando”, iniciativa do Ministério do Turismo, em parceira com o Ministério de Portos e Aeroportos, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e companhias aéreas para impulsionar o setor aéreo no país a partir de ações como stopover, promoção de novos destinos e plotagem de aeronaves.