Gol acaba com taxa de atendimento de R$ 50 para agentes de viagens
Segundo Danillo Barbizan, em entrevista à PANROTAS, foram várias as razões para tomar essa medida
BRASÍLIA (DF) - O novo diretor de Canais de Vendas da Gol Linhas Aéreas, Danillo Barbizan, trouxe para a Abav Expo, que começa hoje à noite, em Brasília, uma ótima notícia para os agentes de viagens:
- O fim da taxa de atendimento de R$ 50 para agentes de viagens, quando esses profissionais ligassem para o call center da companhia para ações que estivessem disponíveis no site da Gol. A polêmica taxa foi implementada em dezembro passado e gerou protestos e revolta entre associações e profissionais.
- O fim da cobrança é a partir de 15 de outubro.
Segundo Barbizan, em entrevista à PANROTAS, na capital federal, foram várias as razões para tomar essa medida, que visa reafirmar o momento pró-mercado e pró-agentes de viagens na companhia aérea.
- O primeiro motivo, que dá a base para o fim da taxa polêmica, foi o lançamento, há poucas semanas, daGOL CONECTA, a nova plataforma da Gol para os agentes de viagens. Para Barbizan, o fato de a companhia ter uma ferramenta robusta e madura para atender os agentes foi decisiva para que ele tivesse liderado internamente a revisão dessa taxa.
- O segundo motivo é o próprio amadurecimento do mercado. A Gol tem indicadores que aumentou o uso das ferramentas disponíveis para os profissionais do setor e que eles já estão familiarizados com o Gol Conecta.
“Depois de 15 de outubro, os executivos da Gol poderão ir às agências com dados se houver qualquer alteração nesse hábito de uso das ferramentas e incentivar que elas continuem usando, ainda mais com as melhorias que irão acontecer com bastante frequência”
Danillo Barbizan, diretor de Canais de Vendas da Gol
Gol Conecta
O diretor de Canais de Vendas da Gol reforça que a plataforma Gol Conecta tem como objetivo resolver boa parte das necessidades dos agentes de viagens, agilizando os processos para que eles tenham mais tempo de buscar negócios, de estar focados nos clientes.
Desde julho, segundo ele, melhorias implementadas no Gol Conecta incluem:
- Repaginação da plataforma, tornando-a mais amigável;
- Automatização do processo de reembolso;
- Chat para atendimento;
- Possibilidade de acesso do mapa de assentos, com venda de lugares antecipados;
- Venda de bagagem;
- Customização da plataforma (que pode ter a cara de um evento fechado pela agência ou de um grupo de passageiros de uma operadora).
- E agora o fim da taxa de R$ 50 para atendimento às agências via call center.
Em breve mais melhorias virão, como a possibilidade de corrigir nomes e outras alterações. “Até dezembro teremos vários anúncios”, promete Barbizan, que está há menos de 90 dias no cargo.
Participação da Gol na Abav Expo
“A Abav Expo é um evento muito importante para a Gol, e estamos aqui para reforçar nosso compromisso e parceria com as agências de viagens”, reafirmou ele. Hoje, na Gol, as vendas indiretas (B2B) representam 55% do total; o B2C fica com 45%.
A Gol tem um estande na feira em parceria com a Air France-KLM, com várias ativações, divulgações e ferramentas para serem testadas, além de foco na acessibilidade.
Como prometeu o CEO da Gol, Celso Ferrer, em entrevista à PANROTAS, a companhia iria trazer pra diretoria de Vendas um profissional que iria reconstruir as pontes com o trade, reforçando a importância dos agentes para a Gol, algo que ficou abalado com a taxa e no começo da entrada no Chapter 11.
Barbizan também falou de planos e da reestruturação da sua diretoria, novidades que você lerá em breve aqui no Portal PANROTAS.