Filip Calixto   |   05/09/2024 16:27

Companhias aéreas da Ásia começam a trabalhar com o Iata Pay

Objetivo é permitir que companhias aéreas aceitem pagamentos via transferência direta de conta para conta


Divulgação/Iata
Jean-Christophe Lacour, chefe de Gerenciamento e Entrega de Produtos, Pagamentos da Amadeus
Jean-Christophe Lacour, chefe de Gerenciamento e Entrega de Produtos, Pagamentos da Amadeus

A Philippine Airlines se tornou a primeira companhia aérea a implementar o Iata Pay por meio da plataforma de pagamento Xchange, da Outpayce (empresa do Grupo Amadeus). A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) e a Outpayce, com o objetivo de permitir que companhias aéreas aceitem pagamentos via transferência direta de conta para conta, uma tendência crescente no setor de aviação.

Com novas regulamentações em diversos países, incluindo Brasil, Índia e Filipinas, os pagamentos de conta para conta estão se tornando cada vez mais comuns. O Iata Pay, atualmente disponível em mais de 30 países, oferece aos viajantes uma alternativa rápida e segura de pagamento, além de reduzir os custos para as companhias aéreas.

"Essa tendência está ganhando força e proporciona uma experiência perfeita para os passageiros, além de ser uma opção atraente para as companhias aéreas"

Diretor de Operações de Liquidação Financeira da Iata, Juan Antonio Rodriguez

Benefícios e conveniência

O Iata Pay permite que os passageiros paguem suas passagens diretamente por meio de suas contas bancárias, utilizando códigos QR ou selecionando seu banco no momento do pagamento, dependendo do país. O sistema se conecta à plataforma Xchange Payments Platform (XPP) da Outpayce, que facilita a orquestração e análise de pagamentos.

Anna Isabel Bengzon, CFO da Philippine Airlines, destacou a importância da nova solução. "Estamos muito satisfeitos por agora aceitar o Iata Pay nas Filipinas. Isso proporcionará aos nossos passageiros uma maneira mais conveniente e segura de pagar via código QR, utilizando suas carteiras digitais ou contas bancárias".

Segundo Anna, o sistema da Outpayce também oferece uma ampla variedade de métodos de pagamento, atendendo aos mercados internacionais em que a companhia opera.

Além dos benefícios diretos aos passageiros, a Outpayce está trabalhando para expandir as funcionalidades do XPP com o uso de APIs de autoatendimento, previstas para serem testadas em 2024. Essa tecnologia promete facilitar a conexão de parceiros ao sistema, ampliando as opções de pagamento e melhorando a experiência de compra dos passageiros.

Com a adoção do Iata Pay pela Philippine Airlines, a expectativa é que mais companhias aéreas sigam o exemplo, ampliando as opções de pagamento para passageiros em todo o mundo e fortalecendo a tendência de pagamentos de conta para conta.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados