Boeing acumula prejuízo de US$ 1,8 bilhão no primeiro semestre
De acordo com o fabricante, os resultados refletem principalmente um volume menor na entrega comercial
A Boeing divulgou seus resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2024, com destaque para a receita de US$ 16,9 bilhões, uma queda de 15%, e para o fluxo operacional e livre de US$ 3,9 bilhões e US$ 4,3 bilhões, respectivamente. Já o backlog (carteira de pedidos) total da empresa no final do trimestre chegou a US$ 516 bilhões.
O prejuízo líquido da companhia, por sua vez, chegou a US$ 1,43 bilhão. De acordo com o fabricante, os resultados refletem principalmente um volume menor na entrega comercial e perdas em programas de desenvolvimento de defesa. A dívida, por sua vez, foi de US$ 57,9 bilhões, um aumento em relação a US$ 47,9 bilhões no início do trimestre devido à emissão de nova dívida.
"Apesar de um trimestre desafiador, estamos fazendo um progresso substancial no fortalecimento de nosso sistema de gestão de qualidade e preparando nossa empresa para o futuro. Estamos fazendo um progresso importante em nossa recuperação e continuaremos a gerar confiança por meio de ações e transparência"
Dave Calhoun, presidente e CEO da Boeing
O caixa e os investimentos em títulos negociáveis totalizaram US$ 12,6 bilhões, em comparação com US$ 7,5 bilhões no início do trimestre, impulsionados pela emissão de US$ 10 bilhões de nova dívida parcialmente compensada pelo uso do fluxo de caixa livre no trimestre.
Resultados do primeiro semestre
Junto com os resultados do segundo trimestre, consequentemente vêm os resultados do primeiro semestre. Neste caso, a receita chegou a US$ 33,4 bilhões, queda de 11% em relação ao 1S23, enquanto o prejuízo líquido chegou a US$ 1,79 bilhão. Por fim, o fluxo de caixa operacional GAAP negativo foi de US$ 7,28 bilhões.
Aviação comercial no 2° trimestre
A receita do segmento de aviões comerciais para o segundo trimestre de US$ 6 bilhões e a margem operacional de (11,9%) refletem principalmente entregas menores e custos planejados mais altos para o período, incluindo pesquisa e desenvolvimento.
Durante o trimestre, o programa 737 aumentou gradualmente a produção e ainda planeja aumentar a produção para 38 unidades por mês até o final do ano. O programa 787 mantém planos de retornar para 5 unidades por mês até o final do ano. Em julho, a empresa anunciou um acordo para adquirir a Spirit AeroSystems, e o programa 777X iniciou os testes de voo de certificação da FAA após obter autorização de inspeção de tipo.
O segmento entregou 92 aviões durante o trimestre e a carteira de pedidos incluiu mais de 5.400 aviões avaliados em US$ 437 bilhões.