Laura Enchioglo   |   25/07/2024 15:30

Azul adota frota de veículos 100% elétrica em solo, em Campinas (SP)

Mudança foi feita em Viracopos, mas estudos já apontam que a ação pode ser realizada em outros aeroportos


Divulgação
Dados mostraram que, em um ano, só na base de VCP,  nove vans elétricas poderão evitar a emissão de cerca de 112 toneladas de CO2 na atmosfera
Dados mostraram que, em um ano, só na base de VCP, nove vans elétricas poderão evitar a emissão de cerca de 112 toneladas de CO2 na atmosfera

A partir de hoje (25), todos os clientes Azul que desembarcam e embarcam remoto no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), contarão com apoio de nove vans elétricas como transporte, substituindo os veículos a diesel usados atualmente para trabalho de solo.

A substituição de toda a frota de veículos em VCP foi feita após um estudo da equipe de Transportes da companhia para avaliar todos os custos-benefícios envolvidos nesse tipo de operação. Os resultados foram não só aprovados, como devem motivar um plano de mudanças que possa providenciar a troca dos veículos que hoje atuam em 36 aeroportos onde a Azul opera.

De acordo com Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul, além de uma economia para a companhia, o uso de veículos elétricos nas operações de solo nas bases oferece vantagens que valem o investimento. “O novos veículos elétricos devem manter o conforto de sempre aos clientes e ainda colaborar com os planos da companhia rumo à cada vez melhor eficiência no uso de combustível e ao cumprimento de suas metas de proteção ambiental e sustentáveis”, resume.

O executivo se refere, por exemplo, a dados do estudo que mostraram que, em um ano, só na base de VCP, essas nove vans poderão evitar a emissão de cerca de 112 toneladas de CO2 na atmosfera. Os custos, ainda, com a manutenção desses novos veículos podem chegar a ser 70% menores em relação aos convencionais – que devido a baixa velocidade que precisam transitar na pista tinham mais risco de problemas técnicos, como até mesmo falhas e necessidade de troca do motor.

Outra vantagem será poder abastecer e providenciar reparos na base, sem precisar que o veículo se ausente da operação. “Ou seja, os nossos clientes sempre contariam com a disponibilidade desse transporte”, completa.

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