Karina Cedeño   |   22/07/2024 10:32
Atualizada em 22/07/2024 10:41

Anac proíbe transporte de vape em voos internacionais e libera no doméstico

Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) podem ser transportados como bagagem de mão em voos domésticos

Pexels
Adicionalmente, a Anvisa restringiu o ingresso no País desses dispositivos trazidos por viajantes em suas bagagens provenientes de voos com origem no Exterior
Adicionalmente, a Anvisa restringiu o ingresso no País desses dispositivos trazidos por viajantes em suas bagagens provenientes de voos com origem no Exterior

A Anac passou a autorizar o embarque de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF), após a publicação da Resolução (RDC) nº 855/2024 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a resolução, os dispositivos de uso próprio, em voos nacionais, não se configuram como importação ou transporte de produto. Por isso, desde que sejam para uso pessoal, os DEFs podem ser transportados como bagagem de mão, em voos domésticos.

Adicionalmente, a Anvisa restringiu o ingresso no País desses dispositivos trazidos por viajantes em suas bagagens provenientes de voos com origem no Exterior. Sendo assim, o produto não pode ser transportado como bagagem de mão, inclusive para uso próprio, em voos internacionais com destino ao Brasil.

No site da Anac, há uma lista de itens que podem e não podem ser transportados em uma aeronave, incluindo orientações sobre os DEFs (vape, cigarro eletrônico, cachimbo eletrônico, vaporizador pessoal etc.). Clique aqui para acessar a lista completa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados