United Airlines remove Boeing 737 Max 10 de seu plano de frota
Aérea não contará com entrega do modelo até depois de 2025 devido a atrasos na certificação
A United Airlines removeu o Boeing 737 Max 10 de seu plano de frota deste ano até depois de 2025. Isso ocorre após uma série de problemas com o controle de qualidade da Boeing e atrasos na certificação do tipo de aeronave após acidente com um Boeing 737 Max 9 da Alaska Airlines que levou a FAA a aterrar o modelo. Após a inspeção, descobriu-se que várias aeronaves tinham parafusos soltos nas tampas das portas e a Boeing aceitou a culpa pelos problemas.
Scott Kirby, CEO da United, afirmou que devido aos problemas contínuos na Boeing, a companhia aérea seria forçada a considerar planos futuros sem o Max 10, que ainda não foi certificado. Kirby não declarou explicitamente que a United cancelaria todo o seu pedido do Max 10, que é de 277 aviões, mas, sim, precisaria planejar para o desconhecido.
Ontem (29), a companhia aérea publicou seu arquivamento 10-K, um relatório abrangente apresentado anualmente por uma empresa de capital aberto sobre seu desempenho financeiro. O processo revela que a United começou a planejar a expansão de sua frota sem os Max 10. Uma seção do relatório descreve as entregas pendentes da transportadora e quantas aeronaves ela espera receber nos próximos anos. Conforme pode ser visto na foto abaixo, de acordo com seu contrato com a Boeing, a United deveria receber 80 Max 10 somente em 2024, mas agora espera zero.
Entre 2024 e 2025, a United deveria receber mais da metade de seu pedido Max 10. Embora o pedido 10-K afirme que a aérea não espera nenhum Max 10 nos próximos anos, a companhia especificou: “Devido ao atraso na certificação da aeronave 737 Max 10, não podemos prever com precisão o prazo de entrega esperado.”
Entregas futuras
Embora a United não espere os Max 10 tão cedo, a companhia aérea ainda está aguardando mais Max 8, 9 e 787 Dreamliners. De acordo com a tabela acima, a United esperava contratualmente 85 aviões Boeing este ano, mas agora espera 63. A divisão é de sete 787 (variantes não especificadas), 37 Max 8 e 19 Max 9.
Além das aeronaves Boeing, a United tem mais de 200 compromissos firmes com a Airbus, embora 45 sejam para A350, e há dúvidas se a companhia aérea algum dia receberá os widebodies. Depois de aumentar seu pedido de A321neo perto do final de 2023, a United agora tem 126 compromissos firmes e espera 25 este ano, alguns dos quais já foram entregues. Esperava-se que a companhia aérea recebesse 26. Embora o A321XLR tenha sua entrada comercial em serviço (EIS) este ano, a United não planeja receber o primeiro até o final de 2025.
Com informações do portal Simple Flying.