Reestruturação da Azul gera prêmio internacional à companhia aérea
Diretor comemora fato de ter sido evitada a necessidade de recuperação judicial
A Azul recebeu na última segunda-feira (29), durante o evento Aviation 100 Awards, o prêmio Restructuring Deal of the Year (Negócio de Reestruturação do Ano, na tradução literal). A cerimônia aconteceu em Dublin, durante o 13º encontro de líderes do setor, organizado pela Airline Economics.
O Aviation 100 Awards premia as melhores empresas, transações financeiras e executivos do setor. A escolha dos vencedores é determinada por votação, envolvendo diversos representantes da indústria, como empresas de leasing, fabricantes de motores e linhas aéreas.
Estamos muito felizes e orgulhosos por receber este reconhecimento direto da comunidade global de aviação. Realizamos uma reestruturação transparente e amigável, evitando a necessidade de recuperação judicial, um processo que seria muito mais longo, desgastante e caro.
Alex Malfitani, CFO da Azul
Ainda segundo o CFO, "isso reflete o relacionamento e a confiança que nossos parceiros depositam em nós, demonstrando a crença na força do nosso modelo de negócios e na nossa capacidade de gerar caixa. Esse acordo foi crucial para estabelecer acordos bilaterais, manter nosso ritmo de expansão e a contratação de mais tripulantes, como são chamados os colaboradores da companhia. Com a sustentabilidade do negócio assegurada, esperamos crescer 11% e receber ainda mais aeronaves de nova geração em 2024".
Estratégias da Azul
Uma das principais estratégias da Azul é investir em uma frota diversificada, capaz de operar em diferentes regiões e impulsionar a conectividade entre as cidades brasileiras. Dentre os aviões que chegarão ainda este ano, estão modelos ATR, Airbus 320 e Embraer, sendo estes últimos a maioria. A partir de 2026, pousarão nos hangares da Azul sete novos Airbus A330neo.
O diretor de Frota e Programa de Aeronaves, Raphael Linares, representou a companhia na cerimônia de premiação. A reestruturação da Azul também foi reconhecida no prêmio Liability Management Deal of The Year, pelo Bonds & Loans Latin America & Caribbean Awards, que ocorreu no ano passado. Além disso, Alex Malfitani foi eleito 'CFO do Ano' no Prêmio Equilibrista 2023, concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-SP), uma das principais honrarias do setor.