Milei desvaloriza peso argentino; JetSmart anuncia mudanças
Aérea está implementando mudanças cambiais em seus sistemas de reserva
Em seu segundo dia de mandato, após cortar os Ministérios pela metade, o novo presidente argentino Javier Milei e seu ministro da Economia Luis Caputo anunciaram medidas econômicas para cortar gastos, reduzir subsídios e liberar a economia. Entre elas, estão a desvalorização do peso, cortes profundos das despesas públicas e em uma forte redução do tamanho do Estado.
Na mais aguardada e mais relevante, Caputo anunciou que a taxa de câmbio será de 800 pesos por dólar, que será acompanhada por um aumento provisório do imposto sobre as importações e retenções na fonte sobre exportações não agrícolas. O pronunciamento de Caputo foi bastante ortodoxo em termos econômicos. “Se continuarmos como estamos, caminharemos inevitavelmente para a hiperinflação”, afirmou.
Visto a mudança da taxa cambial, a JetSmart comunicou aos agentes de viagens que está trabalhando para implementar a medida em seus sistemas de reservas, alertando para possíveis atrasos na realização de operações no site. Confira abaixo o comunicado completo.
"Prezada agência, informamos que estamos trabalhando atualmente em nossos sistemas de reservas para implementar as medidas econômicas e cambiais anunciadas pelo governo argentino. Por esse motivo, é possível que nas próximas horas haja algum atraso na realização de suas operações habituais em nosso site. Agradecemos sua paciência e esperamos trazer-lhe novas informações em breve.
Atenciosamente, Equipe JetSmart"
Nove medidas
As nove medidas anunciadas pelo ministro Luis Caputo foram:
- os contratos de trabalho do Estado com validade inferior a um ano não serão renovados;
- a propaganda estatal fica suspensa por um ano;
- os ministérios serão reduzidos de 18 a nove e as secretarias de 106 para 54;
- as transferências do Estado nacional para as províncias serão reduzidas;
- não serão realizadas novas obras públicas e as que ainda não começaram serão canceladas;
- serão reduzidos os subsídios à energia e aos transportes;
- serão mantidos os planos de trabalho e o cartão alimentação;
- a taxa de câmbio oficial será de 800 pesos, que será acompanhada por um aumento provisório do imposto sobre as importações e retenções na fonte sobre exportações não agrícolas;
- o sistema de importação SIRA será substituído por um sistema estatístico que não exigirá licenças prévias de aprovação.
Com informações do portal Forbes Brasil.