Latam e Embratur vão se ajudar na promoção do Brasil no Exterior
Companhia aérea e órgão de Turismo realizarão uma série de ações conjuntas em mercados internacionais
Latam e Embratur prometem fazer a execução conjunta de campanhas publicitárias no Exterior, a realização de famtours e press trips com operadores turísticos e jornalistas de veículos estrangeiros, a participação de forma cooperada em feiras e eventos de promoção do Turismo brasileiro no mercado internacional, além da realização de workshops e outras atividades que possam aumentar a visibilidade e atrair turistas estrangeiros para o Brasil.
A companhia aérea e o órgão de promoção do Brasil no Exterior assinaram hoje, durante a realização da feira WTM Londres, um acordo de cooperação técnica com foco no “incremento do Turismo internacional e da oferta de serviços aéreos no Brasil".
O acordo de cooperação técnica também tem como foco o compartilhamento de dados e inteligência de mercado para dar maior eficiência às ações de ampliação da conectividade aérea e atração de turistas estrangeiros. Está prevista a realização de pesquisas de opinião com os passageiros estrangeiros da companhia aérea “para ampliar o conhecimento sobre o turista internacional”. Caberá à companhia aérea estudar a criação de novas “rotas internacionais aos mercados estratégicos em comum, e rotas domésticas aos principais destinos turísticos internacionais brasileiros”.
Embratur e Latam também desenvolverão, em parceria com operadoras de turismo, novos produtos e pacotes turísticos, com preços e promoções especiais aos mercados internacionais estratégicos, “apoiando os esforços dos agentes promotores do turismo brasileiro no exterior” com tarifas com descontos, sempre que possível.
“Essa parceria é muito especial porque mostra a compreensão de que o Turismo é instrumento da construção de um outro modelo de desenvolvimento, sustentável e comprometido com a agenda climática. Vamos trabalhar juntos para ampliar a malha aérea, melhorar a experiências dos estrangeiros que vem ao Brasil e tornar nossos destinos mais competitivos tendo como pilar a sustentabilidade. Nosso objetivo é tornar nosso país referência na promoção do Turismo de forma ambientalmente e socialmente responsável”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
"O Turismo é uma força econômica poderosa e precisamos desenvolver esta vocação do Brasil. Estamos aqui para colaborar com nossa conectividade, inovação e agenda de sustentabilidade, para sermos cada vez mais a porta de entrada do mundo em nosso País”, afirma o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier.
Parceria Latam e Embratur inclui sustentabilidade e inovação
No acordo de cooperação técnica estão previstas ações conjuntas de apoio à implementação de práticas sustentáveis em destinos turísticos brasileiros. Conforme estabelece o plano de trabalho da parceria, Latam e Embratur atuarão conjuntamente num projeto-piloto na Amazônia de Turismo sustentável, “a ser usada como referência para outras localidades, considerando vivências turísticas, empreendedorismo e atividades de bioeconomia”. O plano prevê ainda ações que promovam a “sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade e inclusão relacionadas ao Turismo, visando preservar o meio ambiente, as comunidades locais e o patrimônio cultural brasileiro”.
Com o objetivo de melhorar a experiência do turista internacional, são planejadas ações de capacitação e treinamento para profissionais da Latam e dos seus parceiros comerciais que realizam atendimento ao público de estrangeiros. A parceria prevê ainda o fomento às iniciativas de inovação propostas pelo EmbraturLAB à aviação, e prevê a realização de testes e experimentos, com os turistas estrangeiros, das soluções desenvolvidas pelas startups associadas ao centro de inovação.
Operação internacional da Latam Brasil
A Latam Brasil conecta 90 aeroportos no Exterior com o Brasil, sem contar a parceria com a Delta Air Lines. Somente em 2023, a aérea inaugurou as rotas Lima-Brasília, Santiago-Porto Alegre, Los Angeles-São Paulo, Joanesburgo-São Paulo, Santiago-Belo Horizonte e Santiago-Florianópolis. Também começou a voar para o Brasil a partir de Melbourne (via Santiago) e a partir de Caracas, Havana e Atlanta (todos via Lima).