Victor Fernandes   |   06/11/2023 11:23

Gol destaca otimização operacional apesar de atrasos de aeronaves

Aérea expandiu sua oferta (ASKs) em aproximadamente 5% neste terceiro trimestre de 2023


Gol Linhas Aéreas
Gol adicionou uma nova aeronave Boeing 737-MAX 8 à sua frota neste trimestre
Gol adicionou uma nova aeronave Boeing 737-MAX 8 à sua frota neste trimestre

Em resultados trimestrais divulgados hoje (6), a Gol reforçou seu foco na otimização de sua capacidade operacional por meio da expansão de novas bases com demanda sustentável, especialmente em mercados regionais.

Ainda que impactada pela menor diluição de custos fixos em função dos atrasos no recebimento de novas aeronaves que tem feito com que a companhia reduza seu crescimento para o ano de 2023, a Gol expandiu sua oferta (ASKs) em aproximadamente 5% neste terceiro trimestre de 2023 e melhorou sua taxa de ocupação para 83,7%, um aumento de 2,4 pontos percentuais ano contra ano.

A aérea aumentou também em 13% o número total de voos ano contra ano, devido em grande à reconfiguração de sua malha e à introdução de operações em mercados regionais. Cidades como Araçatuba (São Paulo) e Uberaba (Minas Gerais) passaram a ser atendidas por aeronaves Boeing 737, proporcionando conexões para diversos destinos nacionais, incluindo Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Brasília.

No mercado internacional, a companhia continua crescendo. A oferta em ASKs do mercado internacional aumentou 5% ano contra ano, atingindo aproximadamente 52% do mesmo período de 2019.

"Os resultados positivos alcançados no terceiro trimestre refletem a gestão consistente e resiliente combinada como crescimento da demanda no mercado doméstico, que permitiu o melhor agosto de todos os tempos segundo a Anac, com 8,2 milhões de passageiros transportados no Brasil."

Celso Ferrer, diretor presidente da Gol

"Adicionando nisso o processo disciplinado da Gol de retomada da oferta com alta produtividade e eficiência operacional. Estes resultados fortes foram alcançados pela execução de nossas principais iniciativas e pelos investimentos estratégicos que realizamos este ano", completou Ferrer.

Apesar dos resultados positivos, a companhia vem sendo impactada pelos atrasos e incerteza no cronograma de entregas de novas aeronaves Boeing 737-MAX 8 por parte do fabricante. Do total de 15 aeronaves programadas para o ano de 2023, a Gol adicionou uma nova aeronave Boeing 737-MAX 8 à sua frota neste trimestre e também a quinta aeronave Boeing 737-800BCF, como parte do acordo de exclusividade com o Mercado Livre para transporte de cargas.

Em 30 de setembro de 2023, a companhia possuía uma frota total de 141 aeronaves Boeing, sendo 39 737-MAX, 97 737-NG e cinco cargueiros 737-800BCF; além de 106 pedidos firmes para aquisição de aeronaves Boeing 737-MAX, sendo 69 do modelo 737-MAX 8 e 37 do modelo 737-MAX 10. Além disso, como parte do plano de renovação de frota e recuperação da eficiência operacional, a empresa devolveu três aeronaves Boeing 737-NG.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados