Além da venda de milhas, aviação tem um 2º "câncer", diz CEO da Latam
Jerome Cadier dispara contra judicialização do setor aéreo comercial no País e pede união para combatê-la
A fala mais emblemática do Fórum PANROTAS de 2022 foi que a venda de milhas é o câncer da aviação brasileira. Ela foi dita pelo CEO da Latam Airlines Brasil, Jerome Cadier que, nesta noite, pediu a ajuda dos principais vendedores da companhia aérea, reunidos no Momento Latam Trade, em São Paulo, para combater um segundo câncer, o volume exagerado de processos judiciais por parte dos passageiros.
De acordo com Jerome Cadier, Latam, Azul e Gol gastarão aproximadamente R$ 1 bilhão na justiça neste ano para enfrentar a enxurrada de ações que vem recebendo. Nos últimos três meses, a Latam foi acionada na justiça em uma média de sete mil vezes por mês, e cada processo requer uma despesa média de R$ 5 mil da aéra.
"Há um tempo, falei de um câncer, e esse é outro câncer. Essa judicialização vai fazer com que o Brasil cresça menos", afirma Cadier. No Fórum PANROTAS de 2023, ele já havia dito que "quando alguém compra uma passagem, R$ 10 serão usados em processos judiciais".
Na visão do CEO da Latam, o consumidor brasileiro se acostumou com coisas que não existem mais no resto do mundo, como despacho de bagagem e marcação de assento em qualquer tarifa, sem custo adicional, entre outros. "Isso não existe mais lá fora, e o brasileiro continua brigando contra os fatos", pondera.
Em uma noite de celebração com as lideranças de algumas das maiores distribuidoras de passagens aéreas do mercado brasileiro, Cadier pede, então, a união do trade para enfrentar a judicialização.
"Uma alternativa é nós nos juntarmos. Não tenho outra recomendação precisa além de pedir nossa união, pois sinto que não estamos juntos nessa luta. Acabamos empurrando um para o outro. Meu pedido é dialogarmos para encontrar o caminho certo. É um assunto complexo, mas pela primeira vez vejo um ministro sensível a esse tema, colocando-se à disposição para reduzirmos isso"
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
"Passageiro brasileiro é bem atendido perto do padrão internacional"
Na visão do líder da Latam Brasil, o passageiro brasileiro, de forma geral, conta com um bom padrão de serviço na aviação doméstica. "Mas ele tem a tendência de pensar que é um péssimo padrão quando, em comparação com o restante do mundo, na verdade temos um dos melhores atendimentos. Temos as companhias mais pontuais do mundo, com menor índice de roubo e extravio de bagagem, e o cliente continua achando que temos um serviço ruim. Ainda está se acostumando, mas infelizmente continua judicializando demais..."
Influenciadora cobra R$ 60 mil da Latam
Jerome Cadier ilustrou com o exemplo de uma influenciadora que disparou na imprensa falando que a Latam perdeu sua mala e devido a isso foi à Justiça cobrando R$ 60 mil. "Atrasamos um dia, é verdade, entregamos a mala no dia seguinte, mas pedir dano moral de R$ 60 mil por ficar um dia sem mala?", questionou, em tom incrédulo. "Estamos falando de uma personalidade pública, que influencia pessoas a fazer isso. Lamentável."