Air France celebra 90 anos com show de Gilberto Gil e festa no Rio
Evento em Santa Teresa teve ainda desfile com uniformes históricos e Cristo Redentor nas cores da empresa
A CEO da Air France, Anne Rigail, e o diretor geral da Air France-KLM para a América do Sul, Manuel Flahault, celebraram, no Vila Santa Teresa, no Rio de Janeiro, os 90 anos da companhia aérea francês, ao lado de convidados do trade, da comunidade francesa no Rio, os parceiros da Gol Linhas Aéreas, imprensa e influenciadores, com direito a desfile da história dos uniformes da companhia (assinados pelos maiores nomes da moda francesa), Cristo Redentor com as cores da companhia aérea, menu com pratos franceses e brasileiros, do chef Roland Villard, e ainda um show intimista de Gilberto Gil. Em poucas palavras, uma noite impecável, para comemorar 90 anos de elegância, como dizia a assinatura da festa.
Fundada em 7 de outubro de 1933 a Air France começou a voar para o Rio de Janeiro e Recife em 1946, em voo que saía de Paris e incluía Casablanca, Dakar, Montevidéu e Buenos Aires, a bordo de um DC4.
Mas antes mesmo de 1933, como lembra o diretor para a América do Sul, a Aeropostale, empresa de correios, voava para o Brasil a partir de Paris. A companhia foi uma das fundadoras da Air France. A ligação com o Rio de Janeiro, portanto, é simbólica e por isso o destino foi escolhido para a festa dos 90 anos. “90 anos de tecnologia, inovação, conforto a bordo, viagens e design”, frisou Flahault em seu discurso, em que também agradeceu aos agentes de viagens, à parceria com a Gol, renovada por mais dez anos, e aos presentes, que fizeram e fazem parte da história da companhia no País.
Ele lembrou ainda que a Air France operou por seis anos, de 1976 a 1982, o Concorde na rota Rio-Paris, e que foi a primeira empresa a operar o Boeing 747 no Brasil. Até 2002, era a única aérea a ligar o Rio à Europa sem escalas. E o Rio também foi a rota escolhida, este ano, para receber a nova classe executiva da companhia francesa.
“Nossa missão é trabalhar para oferecer sempre a melhor experiência de viagens a nossos clientes. Viajar à francesa”, ressaltou.
CEO visita o Rio
A CEO Anne Rigail começou sua fala aos convidados dizendo que a Air France é feita de homens e mulheres apaixonados pelo seu trabalho e que a empresa sempre foi a embaixadora da França no mundo. “Somos a bandeira da França. A arte de viver, a cultura e, mais importante, a gastronomia francesa, estão em nossos voos, onde vocês encontram o melhor da Franca”, afirmou.
Rigail destacou que o Brasil é um país chave para a Air France, e comemorou os 24 voos do Rio, São Paulo e Fortaleza para Paris, mesma quantidade de antes da pandemia. E destacou o novo voo para a Guiana Francesa, a partir de Belém.
Como Manuel Flahault, ela lembrou da nova classe executiva, lançada no Rio de Janeiro, com a privacidade das suítes e o melhor do serviço francês, e prometeu para 2024 o lançamento da nova La Première, a primeira classe da Air France.
A CEO da empresa também destacou a aliança com a Gol, que inclui conectividade para 125 destinos no Brasil e na Europa. Carla Fonseca, CEO do Smiles e vice-presidente da Gol, e Mateus Pongeluppi, chief strategy officer da Gol, receberam um agradecimento especial da executiva.
Pongeluppi disse que a Air France é importante para a Gol em várias vertentes e que a confiança da empresa francesa no produto e na rede da Gol são fundamentais para o crescimento, de ambas, no futuro. “A Air France-KLM vai apoiar nosso crescimento e nos ajudar em várias frentes, como com motores”, afirmou.
Depois dos discursos, houve um desfile de uniformes históricos da Air France, assinados por nomes como Balenciaga, Jean Patou, Dior, Nina Ricci e Christian Lacroix (que assina os atuais).
E para finalizar, um show intimista de Gilberto Gil, que cantou clássicos como Aquele Abraço, Drão, A Paz, Toda Menina Baiana e Tempo Rei, entre outras. Uma noite que fica na história do Turismo brasileiro – e francês. A diretora de Marketing da Air France, Julia de Medeiros, inclusive, ganhou homenagem de Manuel Flahault pelo evento memorável, segundo ele.