Air Malta mudará de nome para KM Malta Airlines em 2024
Nova companhia aérea terá, no início, o Governo de Malta como seu único acionista
O primeiro-ministro de Malta, Robert Abela, e o Ministro das Finanças e Emprego, Clyde Caruana, anunciaram a criação de uma nova companhia aérea nacional para as Ilhas Maltesas. A nova empresa se chamará KM Malta Airlines e iniciará as operações em 31 de março de 2024. A nova companhia aérea terá, no início, o Governo de Malta como seu único acionista.
Abela reiterou o compromisso de Malta em manter uma companhia aérea nacional com um modelo de negócio sustentável e realista. Ele garantiu que a companhia aérea manterá sua força de trabalho atual, tamanho da frota e continuará servindo 17 rotas importantes. Ressaltou também a importância da conectividade para Malta, situada no coração do Mediterrâneo, e destacou como a nova companhia aérea nacional continua a ser chave na indústria do Turismo de Malta.
Dado que não teria sido possível, para a Air Malta, tornar-se viável sem subsídios estatais continuados, em acordo com o Parlamento Europeu, o governo da Comissão decidiu criar uma nova companhia aérea sustentada por um modelo estratégico sustentável a longo prazo.
A nova companhia aérea operará uma frota de aeronaves de tipo único, oito Airbus 320neos, em configuração de duas classes com capacidade flexível, cabine de classe premium com média de 168 assentos vendáveis totais e com até 36 assentos na classe premium. É importante ressaltar que estas aeronaves modernas e eficientes em termos de combustível oferecem economia operacional superior e melhor desempenho ambiental com redução de emissões de CO2.
A Air Malta cessará as operações em 30 de março de 2024, mas continuará operar conforme planejado todos os seus voos até, incluindo, o 30 de março de 2024. Clientes podem continuar a reservar e comprar passagens normalmente e a Air Malta honrará todos os bilhetes para voos até 30 de março de 2024. Voos com datas de viagem de 31 de março de 2024 e posteriores serão operadas pela nova cia aérea.
A Air Malta reembolsará aos clientes o custo total dos bilhetes já emitido com datas de viagem em ou após 31 de março de 2024. Os reembolsos são garantidos pelo Governo de Malta como principal acionista da Air Malta. A partir de 1º de dezembro de 2023, clientes cujos bilhetes forem reembolsados pela Air Malta como parte desta transição, terão a oportunidade de reservar os mesmos voos com a nova companhia aérea.
A Discover the World segue como representação comercial da aérea maltesa no Brasil e emitirá novas comunicações em momento oportuno.