Latam alcança marca de 1 milhão de bilhetes vendidos via NDC
Empresa aérea segue na luta pela melhoria do cenário da aviação brasileira
A Latam Brasil atingiu a marca de 1 milhão de bilhetes aéreos vendidos por meio do NDC, o novo canal de distribuição da IATA, desde que começou com esta novidade, em 1º de maio. A diretora comercial da companhia aérea, Aline Mafra, comemora a marca, mas diz que este é só o início de uma jornada promissora.
"A melhor surpresa foi o engajamento das agências de viagens escolhendo o API, que dá mais independência para nossos parceiros", afirma ela, durante a 50ª Abav Expo, realizada no Rio de Janeiro.
"A dinâmica do NDC tem algo de diferente no Brasil para os outros países onde a Latam atua. Isso porque já tínhamos o e-Latam, nosso canal de conexão direta. O lado bom disso é que temos mais tempo para trabalhar a necessidade de cada cliente, e é o que estamos fazendo. Ainda vamos evoluir muito a ferramenta. O lado negativo nisso é que o e-Latam já era muito consolidado, com um padrão alto de entrega, mas certamente vamos alcançar e ultrapassar esse patamar ao longo do tempo com o NDC", completa Aline.
Latam luta pela democratização do transporte aéreo
Outro aspecto mencionado por Aline Mafra em entrevista ao Portal PANROTAS durante a Abav Expo 2023 é o esforço da companhia em democratizar o transporte aéreo no Brasil.
"Nos últimos anos nós conseguimos ser uma companhia aérea mais eficiente e competitiva, mas podemos crescer mais. Temos 38% do market share doméstico segundo a Anac, mas os desafios continuam os mesmos: as pautas com o governo federal, tais quais conjuntura econômica, preço do combustível de aviação, taxa cambial, entre outros. Essa é a nossa grande pauta do fim do ano. Democratizar a aviação em maior escala. Seguiremos fazendo nossa parte", afirma Aline.
Ainda que tímidos, avanços foram conseguidos nesse sentido. Aline elogia o programa de crédito para viagens anunciado ontem na abertura da Abav Expo pelo ministério do Turismo e o Banco do Brasil, o Conheça o Brasil Realiza, além do Conheça o Brasil Voando, também do MTur.
"Estamos conectados a ambos. Tudo o que for preciso, por parte da Latam, para avançarmos em conjunto com o governo federal nessas pautas, faremos", aponta a diretora comercial.
"Em 20 anos de empresa, sinto pela primeira vez o tamanho real do peso da Latam em ser o maior player da indústria junto aos agentes de viagens", aponta ela.
Acompanhe no Portal PANROTAS a cobertura completa da 50ª Abav Expo. Para não perder nenhuma notícia, acesse https://www.panrotas.com.br/tudo-sobre/abav-expo.