Gol apresenta avião temático para consolidar iniciativas ambientais
Aeronave na cor verde conta com contornos de árvores que remetem à preservação da natureza
A Gol apresentou nesta segunda-feira (18), em evento no Aerotech, em Confins (CNF), sua mais nova aeronave temática, #MeuVooCompensa, com o objetivo de materializar suas iniciativas de cunho ambiental e lançar novas frentes ligadas à sustentabilidade.
Pela primeira vez, o laranja, o cinza e o branco vistos nos aviões tradicionais da companhia dão espaço à cor verde quase total, em uma personalização que tem o apoio da fabricante norte-americana Boeing. De um lado, a estampa de #MeuVooCompensa em branco. Na outra face, contornos de árvores que remetem à preservação da natureza.
A campanha #MeuVooCompensa nasceu em junho de 2021, de uma parceria entre a Gol e a climatech Moss, disponibilizando na América Latina, aos clientes, a possibilidade de eles compensarem voluntariamente a sua pegada de carbono individual deixada por cada viagens.
Em dois anos e dois meses do lançamento do projeto, foram compensadas 15,4 mil toneladas de CO2 de maneira voluntária pelos passageiros, nas rotas carbono neutro da Gol (Recife-Fernando de Noronha e Congonhas-Bonito) e em ações pontuais de compensação. Esse montante equivale a 3.856 hectares de floresta nativa conservados por um ano, ou a 2.217.562 árvores preservadas por um ano, ou ainda à manutenção de 4.674 campos de futebol Fifa de natureza nativa.
“O lançamento do nosso avião #MeuVooCompensa é de enorme importância para a Gol, pois vamos levar a mais de 75 destinos e clientes que voam conosco todos os dias, uma mensagem muito urgente e muito importante: a preservação do meio ambiente. Há mais de 12 anos a companhia desenvolve ações para mitigar o impacto dos voos na natureza, e o lançamento da aeronave fortalece, consolida e divulga o nosso compromisso com a sustentabilidade, ao mesmo tempo que convida a todos para se engajarem neste propósito. Seguimos firme no caminho escolhido e hoje anunciamos novas iniciativas desta frente, agora também envolvendo a compensação dos resíduos recicláveis gerados a bordo”, afirmou o CEO da aérea, Celso Ferrer.
Novas iniciativas
A aeronave verde vem imbuída de novidades: com seu lançamento, a companhia anuncia a parceria com a eureciclo, por meio da qual irá compensar 200% dos resíduos recicláveis descartados a bordo.
Para cada embalagem plástica, de papel, vidro ou alumínio descartada a bordo, a aérea compensará com a reciclagem de outras duas embalagens, acima dos 22% de reciclagem exigidos pela legislação brasileira.
“Com a aeronave #MeuVooCompensa, a Gol expressa não apenas as iniciativas ligadas ao meio ambiente apresentadas em sua trajetória, mas também a evolução e o desdobramento dessas ações, atestados, por exemplo, pela recente parceria de viés socioambiental firmada com a eureciclo”, comemorou o CPO (Chief People Officer) e diretor de ESG da empresa, Jean Carlo Nogueira,
Além disso, com o objetivo de minimizar o impacto das emissões de GEEs (Gases de Efeito Estufa), durante o deslocamento aéreo de equipes da Série A do Brasileirão, a CBF, a Gol e o hub soluções de turismo Grupo Águia, contando com o suporte técnico da climatech Moss, firmaram parceria inédita para oferecer uma solução de compensação de CO2, que assim como a compensação voluntária individual, beneficia projetos de conservação da Floresta Amazônica.
Desde o início do torneio, em abril, clubes que realizam suas viagens exclusivamente pelo Grupo Águia com deslocamentos aéreos feitos pela Gol já estão compensando as emissões do dióxido de carbono (CO2). Até 3 de dezembro, data da última rodada do Brasileirão, serão percorridos mais de 683 mil km, o que projeta uma compensação de 4 mil toneladas de CO2eq emitidas nas rotas de ida e volta do campeonato.