Tudo Azul completa 14 anos com mais de 16 milhões de clientes
Unidade de negócio da Azul deve dobrar o faturamento neste ano, em comparação com os resultados de 2019
O TudoAzul, programa de fidelidade da Azul, completa 14 anos neste mês com números expressivos no mercado, novidades e diferenciais que devem fazer a unidade de negócio da Azul dobrar o faturamento neste ano – em comparação ao resultado de 2019.
O programa que nasceu com a Azul teve um aumento expressivo de 80% no volume mensal de clientes cadastrados após a ampliação das operações no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em março deste ano. Houve, também, investimentos em parcerias e inovações, algumas inéditas entre os programas de fidelidade, que têm ampliado não só os perfis de cliente, mas as possibilidades de acúmulo de pontos.
Atualmente, tem mais de 16 milhões de clientes e oferece promoções e vantagens competitivas, de acordo com o nível de engajamento de cada membro, além de produtos que oferecem benefícios exclusivos, como o Clube e o cartão de crédito Azul Itaú. Os clientes podem trocar seus pontos por passagens aéreas para os mais de 150 destinos para os quais a Azul voa, além de 3 mil outros destinos (graças aos parceiros aéreos internacionais da Azul), por mais de 500 mil produtos de vários segmentos, no marketplace Shopping TudoAzul, ou por pacotes, hotéis e produtos na operadora de turismo Azul Viagens.
Parcerias estratégicas
As iniciativas para manter e ampliar as parcerias no mercado (mais de 80 parceiros hoje, entre os principais bancos e varejistas do País) têm diversificado as formas de acúmulo de pontos e favorecido alguns diferenciais. Uma iniciativa inédita, por exemplo, e recém-anunciada foi a parceria com a Elite International Realty, uma das principais empresas imobiliárias da Flórida, nos Estados Unidos. A partir de agora, clientes que comprarem imóveis por intermédio dessa imobiliária, em Miami, Orlando e Naples, nos Estados Unidos, além de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ganharão entre 100 mil e 500 mil pontos no TudoAzul.
“A Azul é a companhia aérea que mais voa para os Estados Unidos. Temos em torno de quatro a cinco voos diários para Flórida, a depender da semana. Dar pontos na compra de um imóvel nos EUA é mais uma forma de engajar os nosso clientes, e está alinhada à estratégia da empresa”, explica a diretora do TudoAzul, Cristina Yoshida.
De acordo com a executiva, é essencial ter parceiros estratégicos nos mais diversos segmentos e que atendam a diferentes públicos. “O objetivo é dar mais opções para o cliente juntar pontos, de forma simples, e motivar o uso e a troca de pontos. Queremos facilitar o acesso dos clientes aos benefícios e vantagens do nosso programa de fidelidade, principalmente quando o cliente vai utilizar os pontos. Sabemos que a maioria prefere trocar por passagens aéreas e viagens, mas também é importante oferecer opções para aqueles que preferem trocar por produtos e vale-presentes.”
Valorização do cliente
O programa de fidelidade da Azul, juntamente com Receitas Auxiliares, representa mais de 20% do faturamento da companhia. Cristina, que assumiu a direção do TudoAzul neste ano, começou sua carreira na Azul, há sete, como gerente do programa – e, desde então, tem colaborado para fazer a base de clientes fidelidade manter um crescimento de praticamente 10% ao ano.
Além do TudoAzul, ela também foi responsável pelo crescimento da Azul Viagens, unidade de negócios que assumiu logo no início da pandemia da covid 19 – os resultados da operadora de Turismo em 2022 foram 100% superiores em relação a 2019.
Produtos como a Tarifa Congelada, por sua vez, permitem a reserva de passagens aéreas, com o congelamento das tarifas em pontos, por até onze meses. O objetivo é proporcionar uma experiência positiva para o cliente, ideal para aqueles não têm saldo suficiente na conta, oferecendo mais tempo para acumular a quantidade de pontos necessária para quitar esse saldo.
Para manter esse ritmo de crescimento e continuar comemorando mais conquistas nos próximos anos, a diretora do TudoAzul diz que, além de promoções, quer seguir trabalhando para valorizar cada vez mais os clientes, principalmente no momento do resgate. “Nosso objetivo é oferecer passagens aéreas a preços competitivos e, quanto mais engajado for o cliente, mais ele garante benefícios e descontos dentro do nosso programa", finaliza.