Smiles lança gamificação com benefícios intermediários; entenda
Com atualizações nas regras, ideia é promover maior facilidade para juntar e usar milhas para quem voa Gol
Para Carla Fonseca e Beatriz Cabral, executivas que passaram a liderar áreas da Gol e da Smiles recentemente, o novo formato do programa de fidelidade representa a “visão unificada das marcas para experiência do cliente” e “tangibiliza as sinergias que passaram a existir dentro da incorporação da Smiles pela Gol”.
“Criamos um modelo de gamificação que vai desbloquear novos benefícios intermediários entre as categorias conforme o viajante concentrar seus voos com a Gol e se fidelizar com a Smiles. Assim, o cliente receberá recompensas antes mesmo de chegar a uma categoria superior, algo que não existe no mercado”, explicou a Chief Data Officer na Smiles e Chief Loyalty Officer na Gol, Estela Brandão, que liderou as mudanças realizadas no programa.
Entre as recompensas intermediárias oferecidas pela Smiles, dependendo de cada categoria, estão:
- Milhas bônus;
- Cupons de desconto aéreo;
- Acessos extras ao lounge Gol Smiles;
- Upgrades de cabine em voos internacionais com a Gol;
- Cotas de cancelamento e remarcação gratuita.
Além disso, a Smiles também vai oferecer passes para o cliente usufruir por um dia dos benefícios de uma categoria acima da sua. Por exemplo, na categoria Prata, ao atingir dez trechos ou dez mil milhas qualificáveis, ele tem direito à experiência Ouro, que tem desconto no assento Gol+Conforto, acesso à sala vip e duas bagagens gratuitas. Já na categoria Ouro, ao alcançar 21 trechos ou 21 mil milhas, o cliente ganhará um passe para vivenciar a categoria Diamante.
Na categoria Diamante, inclusive, os clientes estarão aptos para receber um reconhecimento máximo por sua fidelidade com benefícios exclusivos, como o Concierge, que poderá auxiliar o passageiro durante toda a sua viagem. Além disso, o cliente Diamante também terá mais cotas de upgrades de cabine, cancelamentos gratuitos, remarcação e alteração de voos.
Regras Simplificadas da Smiles
A Smiles também está simplificando as regras de qualificação de categorias dentro do programa de fidelidade para que sejam de mais fácil entendimento. Neste novo modelo, o programa promete mais milhas por categoria.
A regra para distribuição de milhas se divide em dois tipos: milhas qualificáveis e milhas resgatáveis. Confira abaixo como cada uma funcionará.
- Milhas resgatáveis: a cada um real gasto, será creditada uma milha na categoria Smiles, que aumenta gradativamente de acordo com cada categoria, sendo duas milhas para categoria Prata, três milhas para categoria Ouro e quatro milhas para categoria Diamante.
- Milhas qualificáveis: não há graduação - a cada um real gasto, uma milha é concedida.
A requalificação e upgrade das categorias também prometem ser mais simples, com menos milhas e trechos necessários para subir de categoria. Para chegar à categoria Prata, será necessário juntar seis mil milhas qualificáveis ou seis trechos; para a categoria Ouro, serão necessárias 12 mil milhas ou 12 trechos; e para a categoria Diamante, serão 24 mil milhas ou 24 trechos.
Smiles Rota Favorita
A Smiles também anunciou um novo serviço chamado Rota Favorita, que oferecerá aos clientes a possibilidade de cadastrar as rotas que mais voam com a Gol e, assim, juntar mais milhas resgatáveis. Confira abaixo quantas rotas podem ser cadastradas por categoria, e quantas milhas acumularão.
- Categoria Prata: uma rota favorita e 2,5 milhas a cada um real gasto em passagem Gol.
- Categoria Ouro: duas rotas favoritas, com acúmulo de quatro milhas por real gasto em bilhetes Gol.
- Categoria Diamante: três rotas cadastradas e seis milhas por real gasto.
“A mudança do programa é mais um marco da sinergia Gol e Smiles de como estamos trabalhando em conjunto para aprimorar ainda mais a experiência do nosso cliente”.
Carla Fonseca, CEO da Smiles e VP de Experiência do Cliente, Marketing e Vendas da Gol