Com o Dreamliner, Air Europa encurta em 40 minutos os voos à Espanha
Modelo mais moderno de sua frota alcança velocidades de cruzeiro mais altas em voos de longa distância
Voando há quase dez anos de São Paulo a Madrid, e há 20 anos de Salvador à capital da Espanha, a Air Europa adotou, em 2018, a aeronave Boeing 787 Dreamliner nos voos que ligam o Brasil à Europa. A novidade possibilitou, segundo a companhia, que o tempo de voo encurtasse em até 40 minutos.
Atualmente, a companhia tem uma duração média de viagem de dez horas, sem escalas. O mesmo acontece entre Salvador e a cidade europeia, com oito horas e meia de viagem aproximadamente. Os voos são feitos diariamente, saindo do aeroporto de Guarulhos e duas vezes por semana partindo da capital baiana.
A aeronave utilizada possui os motores Rolls-Royce Trent 1000, que são projetados para serem eficientes no consumo de combustível. Isso permite que o Dreamliner possa alcançar velocidades de cruzeiro mais altas em voos de longa distância, que é o chamado “Efeito Dreamliner”.
As tecnologias dos motores justificam a eficácia da aeronave. Os equipamentos são compostos com materiais mais leves que os tradicionais da indústria aeronáutica, além de apresentar um sistema de combustão que melhora o desempenho da operação.
O Boeing 787 Dreamliner foi o primeiro avião comercial fabricado com 50% de materiais compostos mais resistentes e velozes que o alumínio. A fuselagem da aeronave, por exemplo, possui muita fibra de carbono, material que não enferruja e a torna mais leve, possibilitando o alcance de maiores altitudes e que o trajeto possa ser feito de forma mais rápida. Isso porque o avião passa a voar com o auxílio dos ventos de cauda, que ajudam a deslocá-lo e a economizar combustível. Com a eficiência do equipamento, a Air Europa consegue voar a mais de 900 quilômetros por hora.
Além de operar de forma direta decolando de São Paulo e Salvador, passageiros que saem de várias outras cidades brasileiras também podem voar com a companhia para Madrid, por meio dos acordos de assentos compartilhados que a Air Europa possui com aAzul Linhas Aéreas e com a Gol.