Azul Conecta aumenta em 81% número de destinos em 3 anos
Companhia subsidiária regional da Azul viaja para mais de 80 cidades em todo o Brasil
Em 2020, a Azul Linhas Aéreas anunciou a criação de sua subsidiária regional, a Azul Conecta. Agora, completando três anos de operação, a companhia aumentou o número de voos, de aviões e de destinos.
Desde o surgimento, a Azul Conecta cresceu 81% em número de destinos atendidos e hoje viaja para mais de 80 cidades brasileiras, além de dispor de 27 aeronaves e realizar 70 voos diários entre cidades do interior, conectando também às capitais nacionais e, consequentemente, aos destinos internacionais.
Para os próximos anos, a companhia prevê um crescimento de 20% nos próximos anos.
“Sempre sonhamos em conectar os brasileiros com o Brasil, além de mostrar ao mundo a diversidade de belezas existentes aqui e estimular o potencial do desenvolvimento social e econômico por meio da aviação regional”
John Rodgerson, CEO da Azul
A empresa tem outros serviços, como o fretamento de aeronaves para quem precisa contratar um voo particular. Os aviões estão prontos para atender a fretamentos personalizados, sejam grupos familiares, corporativos, Turismos diversos e carga, que levam objetos a diferentes destinos brasileiros. Além disso, a companhia conta com os programas de manutenção aeronáutica e treinamento de pilotos com tecnologia de realidade virtual. Todos esses serviços são ofertados pelos 314 tripulantes da Azul Conecta. Desse total, 147 são pilotos, e os demais estão divididos entre técnicos de manutenção, áreas administrativas e de suporte da companhia.
“Algumas regiões do Brasil entendem mais a importância da aviação regional, como é o caso do Norte do País. Moradores de Estados como o Amazonas e o Pará, por exemplo, costumavam fazer trajetos de barco que duravam dias, mas com a chegada da empresa, passaram a visitar destinos em poucas horas. Isso é uma conquista enorme para o Turismo nacional, as economias locais e, consequentemente e o mais importante, aos brasileiros. Nosso objetivo para o futuro é ampliar ainda mais os destinos atendidos e mostrar para todo o Brasil a importância do investimento na aviação regional”, afirma o vice-presidente Técnico da Azul e presidente da Azul Conecta, Flávio Costa.
Do total de cidades atendidas pela companhia, mais de 50% delas têm menos de 100 mil habitantes. De acordo com dados do último IBGE, mais de dois terços das cidades brasileiras (69%) têm até 20 mil habitantes. Esses municípios concentram pouco mais de 15% da população (32 milhões de pessoas).
A frota
Os clientes que optarem por voar com a Azul Conecta estarão a bordo de aeronaves Cessna Gran Caravan, um turboélice regional monomotor com capacidade para até nove assentos.
“Os modelos utilizados pela Azul Conecta são extremamente seguros. Clientes podem ter receio de voar, mas até embarcar pela primeira vez e sentir a mágica acontecer. Utilizar uma aeronave como essa para viajar pelo Brasil é maravilhoso”, avalia Costa.
A frota da empresa conta com 27 unidades do modelo, sendo que três são exclusivamente cargueiros, que contribuem para a expansão da Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul que pode levar materiais a cidades que não são atendidas por voos regulares da empresa. Dentre os 24 modelos restantes, dez são Cessna Grand Caravan EX, modelo de última geração. Todos, juntos, são responsáveis por voar em torno de 200 horas por mês, média de 6,4 horas por dia.
80 destinos brasileiros
O foco da empresa segue em ligar os brasileiros a todos os cantos do País, considerando os mais de 5 mil municípios nacionais. Atualmente, a companhia voa para cerca de 80 cidades, conectando, principalmente, as regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Ainda, o cliente que se encontra nessas localidades pode comprar uma passagem aérea e voar até os Estados Unidos, por exemplo, com um único bilhete, pois todos os destinos atendidos pela Azul Conecta se ligam aos principais hubs da companhia, em Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), além dos minis hubs em Campina Grande (PB), Belém (PA) e outros.
Digitalizar para crescer
Em junho deste ano, a companhia recebeu autorização da Anac para transformar todos seus registros de manutenção em formato digital. A mudança foi autorizada no âmbito do Programa de Transformação Digital da Anac, em que a Agência auxilia operadores aéreos e empresas de manutenção na adoção de ferramentas eletrônicas e processos automatizados.
A digitalização promove, por exemplo, a redução de custos e facilita o registro e o compartilhamento de informações. Também garante que os procedimentos de manutenção sejam realizados conforme o que está previsto em manuais, reduz erros de preenchimento e orienta a gestão da frota sobre uma eventual indisponibilidade da aeronave. Enfim, oferece economia para a empresa e segurança para a aviação.
"A Azul Conecta é um polo de inovação e tecnologia, e ter a Anac ao nosso lado, na obtenção deste processo e certificação, é muito gratificante. Estar alinhada com as melhores práticas da aviação comercial mundial está no DNA de nossa empresa e no da Anac, órgão que trabalha diariamente para promover uma aviação mais tecnológica e segura no Brasil"
Flávio Costa
Serviços oferecidos pela Azul Conecta
Para atender as necessidades de potenciais clientes do segmento, com base na referência em segurança, os serviços ofertados incluem: fretamento de aeronaves, programas de manutenção aeronáutica e treinamento de pilotos com tecnologia de realidade virtual.
Serviço de Fretamento de Passageiros e Cargas
Para o serviço de fretamento de passageiros, a Azul Conecta possui 24 aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove clientes e autonomia de 6,5h. Podendo fretar voos particulares para grupos familiares, corporativos e de Turismo dos mais diversos.
Já para o fretamento de cargas, a empresa aérea possui três modelos de aeronaves exclusivamente cargueira, apta para transportar cargas e encomendas.
As etapas para o serviço de fretamento são dinâmicas e quem tiver interesse em adquiri-lo, pode mandar a demanda via telefone, e-mail ou WhatsApp. Como ponto principal desse serviço, destaca-se a customização, já que a demanda é toda personalizada de acordo com a exigência do Cliente.
Serviço de Manutenção Aeronáutica
Entre os principais serviços de manutenção aeronáutica, a Azul Conecta disponibiliza consultoria sobre: manutenção preventiva, corretiva e AOG; teste e configuração do ELT; modernização de lâmpadas para LED; projeto e execução de reparos estruturais; inspeções TND de Eddy Current, Ultrassom, líquido penetrante e partículas magnéticas; análise e leitura de dados de voos, como também orientação sobre como elaborar relatórios com laudo de profissional PCP. Além disso, vale ressaltar que, a Azul Conecta é uma das poucas empresas brasileiras com equipamentos e expertise para realizar a Recertificação de Aeronaves para Voos RVSM.
Treinamento de Pilotos
Já para o treinamento de pilotos estão inclusos: simuladores de voo com óculos de realidade virtual, filosofia de CRM e capacitação em Cessna Grand Caravan 208/208B/EX com certificação da Azul Conecta.
Hangar da Azul Conecta
O centro de operação da Azul Conecta fica na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. O local tem mais de 1.855 m² de área construída e conta com 171 tripulantes alocados. O espaço é responsável por realizar a manutenção das aeronaves, além de contar com espaço para o treinamento de pilotos.