United e Delta lideram frotas de aviões widebody nos EUA
Estudo mostra desequilíbrio na frota destas aeronaves entre companhias da América do Norte
Estudo da Visual Approach Analytics mostra que a American Airlines tem 126 aeronaves widebody (fuselagem larga) em serviço, com outras 30 encomendadas. A combinação dos aviões 777 e 787 e as 30 aeronaves 787-9 encomendadas resultará em uma frota widebody de pouco mais de 41 mil assentos. Este é um número significativo, mas 20% menor do que a frota widebody planejada da Delta Air Lines, com 48 mil assentos.
Mas entre sua frota em serviço e a grande carteira de pedidos do 787, a United Airlines terá quase 86 mil assentos em aviões widebody, mais que o dobro dos planos da American e quase tanto quanto a American e a Delta juntas. E este número da United não inclui as 45 aeronaves A350 que a United pode ou não receber na segunda metade da década, representando outros 15 mil assentos.
Além de uma carteira robusta de widebodies, a United também ostenta alguns equipamentos de corredor duplo bastante antigos. Ainda operando uma grande frota de antigos 767-300s e 777-200s (observe a falta do designador “ER” após -200), a United tem espaço para estacionar metais antigos, se necessário. Muitas dessas aeronaves 787 que chegam acabarão por substituir a frota envelhecida da United, aponta o estudo.