Aeronave de baixo custo operacional é aprovada para uso no Brasil
Modelo 408 é um turbo-hélice bimotor de asa alta e não pressurizado
A Anac emitiu o Certificado de Tipo para o Modelo 408 "SkyCourier" da Textron Aviation, validando o projeto no Brasil e constituindo uma das etapas para permitir que operadores brasileiros utilizem essa aeronave.
Originalmente certificado pela autoridade de aviação civil norte-americana, Federal Aviation Administration (FAA), em março de 2022, o modelo 408 teve a empresa americana FedEx como seu primeiro operador. No Brasil, o Certifificado de Tipo foi emitido em 27 de junho.
A validação do projeto da aeronave no Brasil permite que a agência conheça e se envolva em aspectos relevantes e de segurança desse projeto, com foco em garantir a operação segura e a aeronavegabilidade continuada para os operadores brasileiros. Para a aprovação do modelo 408, foram feitas avaliações tanto de documentos e dados quanto operacional e atividades de ensaios em voo.
Informações sobre a aeronave
O modelo 408 é um turbo-hélice bimotor de asa alta, não pressurizado e oferece uma combinação de desempenho e baixos custos operacionais, o que atende o mercado de fretamento, linhas aéreas regionais no transporte de passageiros e/ou cargas e missões especiais de forças públicas e militares.
Além da versão de carga, é possível levar até 19 passageiros no 408. Ambas as configurações oferecem reabastecimento de pressão de ponto único para permitir retornos mais rápidos às missões.
A aeronave é ainda equipada com dois motores Pratt & Whitney PT6A-65SC junto com um conjunto de hélice McCauley C779. Operado com aviônicos Garmin G1000 NXi, tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 200 kts (370 km/h) e um alcance máximo de 900 NM (1.667 km).
O modelo possui uma porta larga e piso plano, dimensionada para ser carregada com até 3 contêineres LD3, com peso máximo de decolagem de 19.000 lb (8.618 kg) e com capacidade de carga útil de 6.000 lb (2.721 kg).