Rodrigo Vieira   |   03/05/2023 14:03
Atualizada em 03/05/2023 14:09

Latam no NDC: adesão surpreendente aos APIs e "todos objetivos cumpridos"

Empresa entrou de vez no New Distribution Capability, da IATA, em 1º de maio


PANROTAS / Filip Calixto
Aline Mafra, diretora comercial da Latam Brasil
Aline Mafra, diretora comercial da Latam Brasil

No dia 1º de maio, a Latam Airlines Brasil mudou sua estratégia de distribuição e passou a priorizar o NDC (New Distribution Capability, da IATA). Desta data em diante, a companhia aérea cobra taxa de US$ 12 das agências de viagens que emitirem seus bilhetes em GDSs e outros canais de distribuição que não sejam o NDC ou o E-Latam.

A mudança foi bem sucedida e a Latam Airlines cumpriu todos seus objetivos para o dia 1º de maio. Ao menos é assim que resume a diretora comercial da empresa no Brasil, Aline Mafra. A executiva afirma que a aérea está posicionada de maneira muito confortável nessa transição no modelo de distribuição.

Divulgação
Latam A320neo
Latam A320neo

"A posição da nossa geografia é muito confortável pelo fato da gente já operar com E-latam (conexão direta) há muitos anos e com alta penetração. Temos o privilégio de ter tempo para testar, ajustar, corrigir enquanto ainda fazemos bom uso do ainda não antigo, E-latam. Consideramos importante reforçar que o NDC se trata de um novo sistema de distribuição, mas por um tempo seguiremos com os demais acessos ao nosso inventário", afirma Aline Mafra ao Portal PANROTAS.

SURPREENDENTE ADERÊNCIA AOS APIS
A diretora comercial da Latam Brasil se surpreendeu com a aderência das agências de viagens aos APIs nesse processo de transição.

"Recapitulando, o cliente pode escolher se conectar pelo portal on-line, por um agregador e/ou por API. O último é mais complexo, mas muitas agências estão optando por esse caminho. Do lado dos agregadores, alguns ainda em teste, mas outros com perfeita performance e muito engajados por saírem logo no primeiro dia. O dinamismo das funcionalidades e interface já foi notado e estamos recebendo feedbacks positivos."

SUPORTE DE ATENDIMENTO AO NDC DA LATAM
O time de suporte da Latam para esse assunto está atendendo pelo e-mail suporte_ndc@latam.com.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados