Filip Calixto   |   28/04/2023 16:09

Aéreas nacionais transportam 7 milhões de passageiros em março

Latam liderou o mês em participação de mercado, Gol e Azul aparecem na sequência

Divulgação
No terceiro mês do ano foram disponibilizados 10 milhões de assentos e a taxa de ocupação das aeronaves ficou em 78,9%
No terceiro mês do ano foram disponibilizados 10 milhões de assentos e a taxa de ocupação das aeronaves ficou em 78,9%
Estudo publicado regularmente pela Anac, o Relatório de Demanda e Oferta, em sua edição mais recente, mostra que as companhias aéreas nacionais transportaram 7 milhões de passageiros em março. O número repetiu o dado verificado em fevereiro, mês do Carnaval, e ficou cerca de 1 milhão abaixo do visto em janeiro. No terceiro mês do ano foram disponibilizados 10 milhões de assentos e a taxa de ocupação das aeronaves ficou em 78,9%.

PASSAGEIROS
A análise de passageiros embarcados mostra a Latam como líder de mercado no quesito. A companhia embarcou 2,6 milhões de viajantes e teve 35% de participação de mercado.

Anac
Anac
A Gol teve crescimento de 19% sobre o total de passageiros embarcados em fevereiro chegando a 2,4 milhões de clientes atendidos e 19% de participação no mercado nacional. A Azul teve 2,8% de participação de mercado embarcando 2,2 milhões de consumidores.

Anac
Anac
Na análise anual, que levanta os números desde abril do ano passado até março atual, nota-se que a líder em embarques também é a Latam, com 29,9 milhões de atendimentos e 35% de participação de mercado.

A Gol cresceu 30% na comparação anual alcançando 32% de share enquanto a participação de mercado da Azul ficou em 31%. Gol e Azul atenderam 27 e 26 milhões de passageiros, respectivamente, nesse período.

DECOLAGENS
O recorte de março também mostra que a Azul foi a companhia nacional com maior share em decolagens nacionais. Com alta de 4,8% em relação ao mês imediatamente anterior, a companhia teve 36,1% de participação de mercado no mês.

Anac
Anac
A Latam ficou com 30% de participação de mercado em março, com crescimento de 32% sobre fevereiro, e a Gol ficou com 26,8% de participação de mercado e alta de 19,2% sobre o mês anterior.

Azul Conecta, VoePass e Sideral apareceram com índice acima do 1% em participação de mercado. Map, Total Linhas Aéreas, Absa, Modern Transporte Aérep Abaeté e Omni foram outras empresas citadas no relatório, mas todas com índices abaixo do de 1%.

Anac
Anac
Na comparação anual (22/23) de decolagens feitas, a Azul também aparece à frente. Foram 285 mil decolagens no período, o que significa 37% de todas a operações domésticas feitas no Brasil. A Latam operou 221 mil decolagens e a Gol realizou 202 mil ações do tipo. Latam e Gol tiveram, respectivamente, 29% e 26% de participação de marcado no período.

Segundo informou a Anac, nos três primeiros meses do ano foram mais de 196 mil decolagens de voos domésticos realizados no Brasil. Janeiro foi o mês com maios fluxo, passando de 70 mil decolagens realizadas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.