Karina Cedeño   |   14/12/2022 15:28

Embraer adia desenvolvimento de avião turboélice

O atraso provavelmente gira em torno da seleção do motor

Divulgação
A empresa tem considerado o desenvolvimento de aviões turboélice de 70 e 90 lugares
A empresa tem considerado o desenvolvimento de aviões turboélice de 70 e 90 lugares
A Embraer adiou a decisão de desenvolver um avião turboélice, alegando que há uma forte demanda por aeronaves desse tipo para voos regionais, mas que poucos fornecedores conseguem "cumprir metas de desempenho, manutenção e sustentabilidade". As informações são do site Travel Weekly.

A fabricante não foi específica sobre os desafios que enfrenta em relação aos fornecedores, mas a Aviation Week informou que o atraso provavelmente gira em torno da seleção do motor. Pratt & Whitney e Rolls-Royce estão competindo pelo projeto.

No início deste ano, a Embraer informou que esperava selecionar um fabricante de motores antes do final do ano. A empresa tem considerado o desenvolvimento de aviões turboélice de 70 e 90 lugares e as aeronaves teriam cabines de primeira classe e econômica, semelhantes ao jato Embraer ERJ-175 com 76 assentos.

O momento pode ser propício para um turboélice de próxima geração, acredita a Embraer, em grande parte porque a aeronave seria mais eficiente em termos de combustível do que os jatos regionais. A empresa prevê posicionar os turboélices duplos na parte traseira dos aviões, um recurso que a empresa acredita que pode ajudar a reduzir a hesitação no mercado dos Estados Unidos, onde muitos passageiros não gostam de aviões com hélice.

Entre as grandes companhias aéreas dos EUA, apenas a Alaska Airlines ainda opera aviões com hélice. No entanto, a companhia aérea planeja eliminar gradualmente seus aviões DeHavilland Dash 8 até o final do próximo ano. A Alaska tem atualmente 17 Dash 8s, também conhecidos como Bombardier Q400s.


*Fonte: Travel Weekly

conteúdo original: https://www.travelweekly.com/Travel-News/Airline-News/Embraer-postpones-turboprop-development

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