MSC abandona negociações para comprar participação na ITA Airways
No início deste ano, a MSC e a Lufthansa firmaram uma parceria para obter uma participação majoritária na

No início deste ano, a MSC e a Lufthansa firmaram uma parceria para obter uma participação majoritária na companhia aérea italiana. Com isso, a MSC teria visto uma oportunidade de expandir seus negócios além do setor de cruzeiros e transporte de contêineres.
Após o ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti, ter decidido em 31 de outubro não estender a negociação exclusiva com o Fundo Certares, em andamento desde 31 de agosto, o consórcio entre a MSC e a Lufthansa voltou aos trilhos e ambas as empresas propuseram a compra de 80% da ITA Airways (sendo 60% pela MSC e 20% pela Lufthansa). Entretanto, na última na quinta-feira (17), apenas a Lufthansa compareceu à abertura do data room com seus assessores.
Nesse contexto, o fundo estratégico norte-americano Certares, que em aliança comercial com a Air France-KLM e a Delta havia proposto a compra de 50% mais uma ação da ITA por 700 milhões de euros, aguarda novos desdobramentos. Espera-se, portanto, uma formalização do interesse por parte da Lufthansa.
No final de outubro, a Lufthansa deu a entender que “continua interessada no mercado italiano”, explicando que “está acompanhando o processo de venda da ITA e continua interessada na privatização da companhia aérea”.
A Diretoria do Ministério da Economia e Finanças (MEF) da Itália atribuiu poderes ao novo presidente da ITA Airways, Antonino Turicchi que administrará a venda da companhia aérea de forma 100% controlada pelo MEF.
*Fonte: eTurboNews