Filip Calixto   |   22/11/2022 16:55
Atualizada em 22/11/2022 16:59

Latam Brasil contrata 1,1 mil pessoas e investe em novas tecnologias

Investimentos são para atender os mais de 7 milhões de passageiros que a Latam espera no verão

Para atender aos 7 milhões de passageiros que devem voar com a Latam Brasil entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023 em seus 3,2 mil voos extras para a alta temporada, a companhia abriu mais de 1,1 mil novos postos de trabalho em diversas funções e localidades do País. As contratações vêm acompanhadas de investimentos em novas tecnologias para os clientes e novos procedimentos na operação para oferecer uma experiência melhor e mitigar possíveis contingências.

Divulgação
As 1,1 mil vagas preenchidas estão focadas nas áreas operacionais, em funções nos Aeroportos, Cargas, Manutenção e Tripulação
As 1,1 mil vagas preenchidas estão focadas nas áreas operacionais, em funções nos Aeroportos, Cargas, Manutenção e Tripulação
"Este é um ano especial para os brasileiros porque será o primeiro após o auge da pandemia. Para muitos, é o retorno das viagens de fim de ano. Por isso, estamos nos preparando desde outubro para oferecer a melhor experiência possível, aumentando capacidade, implementando melhorias e mapeando oportunidades para fazer nosso cliente chegar ao seu destino, mesmo num cenário de grande complexidade operacional e altas expectativas", explica o diretor de Aeroportos da Latam Brasil, Derick Barboza.

E essa complexidade da alta temporada pode ser percebida pelos seguintes números da operação da companhia:

  • 3,2 mil voos a mais na malha entre dezembro e janeiro;
  • 3,5 milhões de passageiros transportados por mês, quase o dobro quando comparado com os meses de baixa temporada;
  • Aumento da taxa de ocupação, quando comparado com a baixa temporada, com picos acima de 90%;
  • 37,5 mil operações no mercado doméstico e 3,5 mil no internacional, uma média de aproximadamente 700 voos diários;
  • Condições meteorológicas tradicionalmente adversas em aeroportos-chave da operação da Latam neste período (Congonhas e Guarulhos).

Diante desse cenário, a companhia está se preparando nas seguintes frentes:

1. OFERTA DIRECIONADA: A companhia reorganizou sua malha para atender um novo momento da demanda. Rio, Brasília e Belo Horizonte marcam os incrementos no nacional e Buenos Aires, Lima e Santiago, no internacional. Esse aumento foi planejado para atender aproximadamente 7 milhões de passageiros que a companhia espera transportar na alta temporada 2022-2023, um volume que é 60% maior do que a alta temporada 2021-2022.

2. MAIS FUNCIONÁRIOS NA OPERAÇÃO: A companhia decidiu concentrar a maior parte das contratações previstas para o ano no último trimestre pensando justamente na demanda da alta temporada. Por isso, essas 1,1 mil vagas estão focadas nas áreas operacionais, em funções nos Aeroportos, Cargas, Manutenção e Tripulação. Com o incremento do quadro, a Latam deve fechar 2022 com quase 18 mil funcionários. E a boa notícia é que essas vagas são permanentes.

3. MAIS AGENTES NA PONTA: Para auxiliar o atendimento nos aeroportos estratégicos, a companhia ampliará a quantidade de agentes nas lojas, nas posições para despacho de bagagem e na sala e portões de embarque.

4. WHATSAPP PARA ATENDIMENTO PERSONALIZADO: A companhia continua investindo no atendimento por Whatsapp para facilitar e tornar mais rápido o fluxo de informações entre o cliente e a empresa. Com este canal, é possível sanar dúvidas, fazer alterações e remarcações. O número para contato é o: +56 9 6825 0850.

5. MAIS TECNOLOGIA PARA EMBARQUE MAIS ÁGIL: Característica marcante do serviço da Latam, a companhia investiu durante todo ano na melhoria e ampliação de serviços que visam agilizar o processo do embarque pensando, inclusive, no período da alta temporada. Para isso, os clientes serão estimulados a usarem o Check-in Automático e o Despacho de Bagagem Express.

O check-in automático, inovação exclusiva que já é utilizada por cerca de 80% dos seus clientes no Brasil e que, na prática, elimina a necessidade de o cliente realizar o procedimento presencialmente ou online. Com o check-in automático, os passageiros recebem um cartão virtual que é atualizado de forma dinâmica com todas as informações necessárias para o embarque, permitindo com que se dirijam diretamente ao portão do seu voo logo que chegam ao aeroporto. Esse processo reduz em até 20% o tempo gasto pelo cliente em filas de atendimento no aeroporto.

Já o Despacho de Bagagem Express está presente hoje em 9 aeroportos: Brasília, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos, Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza e Belo Horizonte/Confins.

6. REFORÇO NA EQUIPE DE MANUTENÇÃO: Nesta época, equipes de manutenção e engenharia têm suas rotinas reforçadas para estarem sempre a postos para deixar os aviões prontos para voar e evitar cancelamentos.

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