Grupo IAG assume participação de 20% da Air Europa
O IAG converterá o empréstimo de 100 milhões de euros que concedeu à Globalia na participação na aérea

Em 17 de março, o IAG e a Globalia (atual proprietária da Air Europa) anunciaram um acordo em que o grupo aéreo daria à holding turística espanhola um empréstimo não garantido de 100 milhões de euros. Este acordo deu ao IAG um período de exclusividade de um ano durante o qual o grupo poderia negociar a aquisição de 100% da Air Europa (que então cairia nas mãos da Iberia). O empréstimo também incluía o direito de qualquer terceiro tentar igualar a oferta.
Na terça-feira, o IAG publicou um comunicado na Comissão Nacional de Valores Mobiliários da Espanha (CNMV). A declaração dizia: “Após o anúncio feito pelo International Airlines Group ('IAG') em 17 de março de 2022, em conexão com o empréstimo conversível para a Globalia, o IAG anuncia que exerceu sua opção de trocar o empréstimo não garantido de sete anos de 100 milhões de euros do grupo para Globalia por uma participação acionária de 20% na Air Europa”.
ÚLTIMO CAPÍTULO
Essa notícia representa o início do último capítulo de uma negociação que começou em novembro de 2019, quando a Iberia anunciou que adquiriria a Air Europa por 1 bilhão de euros. No entanto, a pandemia de covid-19, a grave crise econômica na Air Europa e as preocupações da União Europeia em relação a uma fusão entre a Iberia e a Air Europa atrasaram a aquisição.Luis Gallego, CEO do IAG, afirmou que pode levar até um ano e meio para o grupo adquirir a Air Europa. Ele descreveu a compra como "um processo muito complexo, mas que beneficiaria a indústria aérea e aeroportuária espanhola".
As informações são do portal Simple Flying.