Nathalia Ribeiro   |   26/05/2022 16:39

Grupo Qatar Airways divulga relatório de sustentabilidade de 2021

Alinhada com os conceitos de sustentabilidade da ONU, companhia foca em práticas sustentáveis


Divulgação
Alinhada com os conceitos de sustentabilidade da ONU, a companhia foca em práticas sustentáveis
Alinhada com os conceitos de sustentabilidade da ONU, a companhia foca em práticas sustentáveis
O Grupo Qatar Airways publicou na última segunda-feira (23) seu Relatório de Sustentabilidade referente aos anos de 2019 a 2021, uma edição especial de dois anos com o tema “Resposta, Alívio, Recuperação, Resiliência”. Segundo a companhia, a abordagem deste relatório se difere dos anos anteriores devido ao impacto da pandemia de covid-19 em sua operação normal.

O documento detalha como o grupo de companhias aéreas foi capaz de responder às necessidades de seus clientes e seus esforços de socorro ao fornecer repatriação a pessoas retidas e transporte de suprimentos médicos essenciais.

A Qatar Airways buscou investir em sustentabilidade ambiental com o objetivo de contribuir para a conservação da biodiversidade global com sua política de tolerância zero ao tráfico ilegal da vida selvagem e seus produtos. Juntamente com as companhias aéreas membros da Oneworld, a empresa comprometeu-se a zero emissões líquidas de carbono até 2050.

Além disso, em relação às refeições a bordo, houve um aumento de 80% nos produtos recicláveis e biodegradáveis, enquanto 80% dos itens da bandeja agora cumprem a proibição de plásticos de uso único.

Enquanto o departamento de catering do Aeroporto Internacional de Hamad, o hub da Qatar Airways, reciclou mais de mil toneladas de materiais de embalagem e mais de 52 toneladas de revistas a cada ano, juntamente com mais de cinco mil galões de óleo de cozinha.

A aérea também adotou a Abordagem Equilibrada da ICAO para gerenciamento e redução de ruído de aeronave. Segundo o relatório, devido ao mix de frota de Airbus 350 e Boeing 787 com refinamentos aerodinâmicos e motores mais modernos e silenciosos, foi possível diminuir pelo menos 15% do ruído antes emitido.

Já em parceria com a Iata, a aérea lançou seu programa voluntário de compensação de carbono para passageiros, que agora se estendeu para incluir seus clientes de carga e corporativos. O viajante pode optar por compensar suas emissões relacionadas ao voo ao reservar com a Qatar Airways, por meio do menu suspenso em 'Doar e compensar emissões' no fluxo de reserva.

As contribuições para o programa são investidas no projeto India Wind Farm, contribuindo diretamente no desenvolvimento da capacidade de energia renovável da Índia e na redução de sua dependência de combustível fóssil.

“A pandemia de covid-19 desafiou a indústria, empresas grandes e pequenas, governos locais e nacionais, famílias e indivíduos de maneiras que poucos de nós poderíamos imaginar. Embora tenha impactado todos os aspectos de nossos negócios em 2020 e 2021, trabalhamos para lidar com a pandemia enquanto continuávamos a impulsionar a agenda do setor em direção a emissões líquidas zero. Nossa indústria reconhece que há mais trabalho a ser feito. Continuaremos a compartilhar nosso progresso e seremos responsáveis por garantir uma indústria segura e sustentável para as gerações futuras”, disse o CEO do grupo, Akbar Al Baker.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados