Gol e Mercado Livre anunciam acordo para transporte de carga
Parceria fornece frota exclusiva e dedicada de seis aeronaves para a logística da empresa de e-commerce
A Gol acaba de anunciar um acordo de longo prazo, de dez anos, com o Mercado Livre, fornecendo uma frota exclusiva e dedicada de seis aeronaves para a logística e transporte de cargas da empresa de e-commerce em regiões do Brasil mais distantes de seus centros de distribuição. Atualmente, o ML opera com três aviões. Os três primeiros – que serão convertidos da frota atual da Gol – entram em operação agora em junho e, os três restantes, ao longo de 2023. A parceria prevê ainda a opção de seis aeronaves adicionais até 2025.
“Atualmente, entregamos 10 milhões de pacotes de forma aérea por ano. Com essa parceria, vamos para 40 milhões. Vamos conseguir reduzir em 80% o tempo de entrega de um produto para os clientes no Norte e Nordeste e em até 50% em rotas médias, como Centro-Oeste, além de algumas cidades do Sul e Sudeste. Os prazos que antes eram de sete a oito dias, agora serão de dois. Quem ganha com este acordo é o consumidor final”, pontua o vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes.
De acordo com o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, o projeto é resultado de dez meses de trabalho e o anúncio do acordo significa a estreia na operação de aviões cargueiros por meio da unidade de logística da companhia aérea, a GOLLOG.
“Juntas, as duas as empresas estão formando um novo modelo de negócios de grande relevância de logística com grandes aviões para transporte exclusivo de carga. As aeronaves fazem parte da nossa frota atual e passarão por um processo de conversão para cargueiros, sendo designadas como 737-800 BCF (Boeing Converted Freighter), equipamentos inovadores em termos de carga e eficiência, com capacidade de 24 toneladas. É um negócio transformacional para ambas as companhias”, afirma.
Finalizados, os aviões terão a cor e a logomarca do Mercado Livre, como mostra a foto do projeto acima. Além disso, com as operações exclusivas para o ML, a aérea espera gerar diretamente 100 novas vagas de trabalho, cerca de 90 indiretas, um aumento de aproximadamente 80% na capacidade ofertada em toneladas e um crescimento da gama de serviços oferecidos com uma receita incremental de R$ 100 milhões em 2022 e de mais de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos.
“Atualmente, entregamos 10 milhões de pacotes de forma aérea por ano. Com essa parceria, vamos para 40 milhões. Vamos conseguir reduzir em 80% o tempo de entrega de um produto para os clientes no Norte e Nordeste e em até 50% em rotas médias, como Centro-Oeste, além de algumas cidades do Sul e Sudeste. Os prazos que antes eram de sete a oito dias, agora serão de dois. Quem ganha com este acordo é o consumidor final”, pontua o vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes.
De acordo com o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, o projeto é resultado de dez meses de trabalho e o anúncio do acordo significa a estreia na operação de aviões cargueiros por meio da unidade de logística da companhia aérea, a GOLLOG.
“Juntas, as duas as empresas estão formando um novo modelo de negócios de grande relevância de logística com grandes aviões para transporte exclusivo de carga. As aeronaves fazem parte da nossa frota atual e passarão por um processo de conversão para cargueiros, sendo designadas como 737-800 BCF (Boeing Converted Freighter), equipamentos inovadores em termos de carga e eficiência, com capacidade de 24 toneladas. É um negócio transformacional para ambas as companhias”, afirma.
Finalizados, os aviões terão a cor e a logomarca do Mercado Livre, como mostra a foto do projeto acima. Além disso, com as operações exclusivas para o ML, a aérea espera gerar diretamente 100 novas vagas de trabalho, cerca de 90 indiretas, um aumento de aproximadamente 80% na capacidade ofertada em toneladas e um crescimento da gama de serviços oferecidos com uma receita incremental de R$ 100 milhões em 2022 e de mais de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos.