Air Canada deve adquirir 26 aeronaves A321 XLR
Entregas começarão no primeiro trimestre de 2024, com o avião final previsto para o início de 2027
A Air Canada deve adquirir 26 versões de alcance extra longo da aeronave A321 neo da Airbus. As entregas começarão no primeiro trimestre de 2024, com o avião final previsto para chegar no início de 2027. As informações são do portal Business Traveller.
A aeronave tem um alcance de aproximadamente 8,7 mil quilômetros e pode voar até onze horas, o que significa que pode operar serviços sem escalas em toda a América do Norte. A Air Canada acrescentou que a aeronave também pode operar serviços transatlânticos “pendente da aprovação da Transport Canada para operações no exterior”.
O A321 LXR substituirá as aeronaves mais antigas e menos eficientes da frota da empresa e terá até 17% menos consumo de combustível por assento do que a geração anterior de fuselagem estreita em um voo transcontinental típico e uma redução de até 23% por assento versus aeronaves de fuselagem larga da geração anterior em um voo transatlântico.
Os A321 XLRs terão capacidade para 182 passageiros em duas cabines – haverá 14 assentos reclináveis da classe Signature e 168 assentos da cabine econômica. As comodidades incluirão entretenimento e wi-fi a bordo, além de compartimentos de armazenamento de bagagem maiores.
“A aquisição do Airbus A321XLR de última geração é um elemento importante dessa estratégia e impulsionará nossas principais prioridades de elevar a experiência do cliente, avançar nossas metas ambientais, expansão da rede e aumentar nossa eficiência geral de custos", afirmou o presidente e CEO da aérea, Michael Rousseau.
A transportadora canadense alugará 15 aeronaves da Air Lease Corporation e cinco da AerCap. Outras seis estão sendo adquiridas sob um contrato de compra com a Airbus SAS que inclui direitos de compra para comprar mais 14 aviões entre 2027 e 2030.
A companhia aérea está atualmente selecionando um fabricante de motores para a aeronave.
A aeronave tem um alcance de aproximadamente 8,7 mil quilômetros e pode voar até onze horas, o que significa que pode operar serviços sem escalas em toda a América do Norte. A Air Canada acrescentou que a aeronave também pode operar serviços transatlânticos “pendente da aprovação da Transport Canada para operações no exterior”.
O A321 LXR substituirá as aeronaves mais antigas e menos eficientes da frota da empresa e terá até 17% menos consumo de combustível por assento do que a geração anterior de fuselagem estreita em um voo transcontinental típico e uma redução de até 23% por assento versus aeronaves de fuselagem larga da geração anterior em um voo transatlântico.
Os A321 XLRs terão capacidade para 182 passageiros em duas cabines – haverá 14 assentos reclináveis da classe Signature e 168 assentos da cabine econômica. As comodidades incluirão entretenimento e wi-fi a bordo, além de compartimentos de armazenamento de bagagem maiores.
“A aquisição do Airbus A321XLR de última geração é um elemento importante dessa estratégia e impulsionará nossas principais prioridades de elevar a experiência do cliente, avançar nossas metas ambientais, expansão da rede e aumentar nossa eficiência geral de custos", afirmou o presidente e CEO da aérea, Michael Rousseau.
A transportadora canadense alugará 15 aeronaves da Air Lease Corporation e cinco da AerCap. Outras seis estão sendo adquiridas sob um contrato de compra com a Airbus SAS que inclui direitos de compra para comprar mais 14 aviões entre 2027 e 2030.
A companhia aérea está atualmente selecionando um fabricante de motores para a aeronave.