Juiz aprova e Latam pode enviar plano para votação de assembleia
66% dos credores deverão aprovar o plano para empresa iniciar saída do chapter 11
O Grupo Latam Airlines teve autorização do juiz James Garrity, da Corte de Falências dos Estados Unidos, em Nova York, para enviar seu plano de reestruturação para votação da assembleia de credores.
A aprovação era aguardada com ansiedade pela empresa, pois é mais um passo para que o grupo saia da recuperação judicial e não precise estudar alternativas de outros investidores, como a Azul Linhas Aéreas.
O plano de recuperação da Laram propõe a injeção de US$ 8,19 bilhões (cerca de R$ 46 bilhões) ao grupo por meio de uma combinação de capital novo, títulos conversíveis e dívida, “que permitirá ao grupo sair do Chapter 11 com a capitalização adequada para executar seu plano de negócios”. Após a saída da recuperação judicial, a Latam deverá ter uma dívida total de aproximadamente US$ 7,26 bilhões e liquidez de aproximadamente US$ 2,67 bilhões.
“Nenhuma companhia recebeu um aporte tão grande como os mais de US$ 5 bilhões desses três acionistas, que se somam às outras medidas e que vão ultrapassar os US$ 8 bilhões de injeção de capital novo na Latam”, explicou Roberto Alvo, no final de 2020, em conversa com a imprensa brasileira.
“Escolhemos o plano que é melhor para os stakeholders. A Latam sairá fortalecida do processo, operacionalmente e financeiramente, vai crescer no Brasil e será a empresa aérea mais importante do País, de longe”,completou.
Leia mais sobre o plano aqui, que conta com apoio dos principais credores da companhia, como a família Cueto, a Delta Air Lines e a Qatar Airways, o que indica uma situação favorável para a votação na assembleia. A empresa teria uma estimativa de 75% de aprovação dos credores, o que é suficiente para a aprovação (o mínimo é 66%).
Com informações do site MarketWatch.
RESPOSTA DA LATAM
A LATAM informa que "ontem (01/02/22), foi realizada mais uma audiência do processo de reorganização do grupo no âmbito do Capítulo 11 no Tribunal dos Estados Unidos e que foi fixada para 10 de fevereiro a conclusão da revisão e aprovação do Disclosure Statement, etapa prévia e necessária para iniciar a votação do Plano de Reorganização apresentado em 26 de novembro do ano passado. A LATAM continuará trabalhando para conseguir a aprovação do seu Plano de Reorganização, que permitirá à companhia emergir como um grupo mais fortalecido após o Capítulo 11".
* Atualizada em 02/02, às 12h58
A aprovação era aguardada com ansiedade pela empresa, pois é mais um passo para que o grupo saia da recuperação judicial e não precise estudar alternativas de outros investidores, como a Azul Linhas Aéreas.
O plano de recuperação da Laram propõe a injeção de US$ 8,19 bilhões (cerca de R$ 46 bilhões) ao grupo por meio de uma combinação de capital novo, títulos conversíveis e dívida, “que permitirá ao grupo sair do Chapter 11 com a capitalização adequada para executar seu plano de negócios”. Após a saída da recuperação judicial, a Latam deverá ter uma dívida total de aproximadamente US$ 7,26 bilhões e liquidez de aproximadamente US$ 2,67 bilhões.
“Nenhuma companhia recebeu um aporte tão grande como os mais de US$ 5 bilhões desses três acionistas, que se somam às outras medidas e que vão ultrapassar os US$ 8 bilhões de injeção de capital novo na Latam”, explicou Roberto Alvo, no final de 2020, em conversa com a imprensa brasileira.
“Escolhemos o plano que é melhor para os stakeholders. A Latam sairá fortalecida do processo, operacionalmente e financeiramente, vai crescer no Brasil e será a empresa aérea mais importante do País, de longe”,completou.
Leia mais sobre o plano aqui, que conta com apoio dos principais credores da companhia, como a família Cueto, a Delta Air Lines e a Qatar Airways, o que indica uma situação favorável para a votação na assembleia. A empresa teria uma estimativa de 75% de aprovação dos credores, o que é suficiente para a aprovação (o mínimo é 66%).
Com informações do site MarketWatch.
RESPOSTA DA LATAM
A LATAM informa que "ontem (01/02/22), foi realizada mais uma audiência do processo de reorganização do grupo no âmbito do Capítulo 11 no Tribunal dos Estados Unidos e que foi fixada para 10 de fevereiro a conclusão da revisão e aprovação do Disclosure Statement, etapa prévia e necessária para iniciar a votação do Plano de Reorganização apresentado em 26 de novembro do ano passado. A LATAM continuará trabalhando para conseguir a aprovação do seu Plano de Reorganização, que permitirá à companhia emergir como um grupo mais fortalecido após o Capítulo 11".
* Atualizada em 02/02, às 12h58