Filip Calixto   |   09/02/2022 11:14
Atualizada em 09/02/2022 12:02

Latam dará destino sustentável a uniformes

Programa de transformação inteligente das roupas usadas acontecerá por meio da parceria com a Revoada

A Latam acaba de dar início no Brasil a dois projetos dentro da sua agenda de sustentabilidade. O primeiro deles é o de reutilização criativa (upcycling) de uniformes usados, que transformará de forma inteligente dez toneladas de tecidos em peças novas para promover uma economia circular virtuosa. O segundo é a compensação de 92 toneladas de resíduos gerados em voos para 12 aeroportos brasileiros sem serviço de coleta seletiva. São eles: Porto Seguro (BA), Comandatuba (BA), Boa Vista (RR), Jaguaruna (SC), Macapá (AP), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), São José do Rio Preto (SP), Santarém (PA) e Teresina (PI).

Divulgação
Na parceria com a Revoada a Latam transformará de forma inteligente dez toneladas de tecidos em peças novas
Na parceria com a Revoada a Latam transformará de forma inteligente dez toneladas de tecidos em peças novas
O programa de transformação inteligente dos uniformes usados da Latam Brasil acontecerá por meio da parceria com a Revoada, consultoria sediada em Porto Alegre (RS) e especializada em upcycling para reduzir o uso de recursos por meio da moda sustentável. Já o projeto de compensação de resíduos será viabilizado pela parceria com a Eureciclo, empresa que oferece soluções para a logística reversa de embalagens em todo o Brasil. Ao todo, o volume processado nos dois projetos seria capaz de encher completamente duas aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767.

“Estamos no início de nossa jornada com o desafio de sermos uma empresa cada vez mais sustentável, um compromisso que assumimos em maio de 2021. Desenvolver projetos e construir parcerias como a que estamos inaugurando agora, com a Revoada e a Eureciclo, são exemplos de ações que nos ajudarão neste grande desafio”, afirma a diretora de Relações Institucionais e Regulatório da companhia aérea no Brasil, Gislaine Rossetti.

O trabalho da Latam em parceria com a Revoada foi iniciado em janeiro de 2022. O processo com os uniformes usados consiste em quatro etapas: lavagem, descaracterização e doação para entidades que gerem impacto social; doação para cooperativas de costureiras e artesãs de Porto Alegre (RS) que poderão transformar as peças e vender os seus próprios produtos criados; transformação de parte do material em mil brindes corporativos para a Latam e destinação das sobras não aproveitadas para trituração e transformação em estopa e/ou combustível alternativo na produção de cimento.

Já a parceria com a Eureciclo conectará a empresa aérea às cooperativas estaduais dos 12 aeroportos selecionados para o reprocessamento de 92 toneladas de plástico, papel e alumínio. O volume equivale a todos os resíduos que a Latam gerou em 2019 a bordo dos seus voos com origem e/ou destino nessas localidades.

SUSTENTABILIDADE NA LATAM
As novas parcerias anunciadas pela Latam foram alinhadas no sentido de ajudar o grupo na sua agenda de compromissos com a sustentabilidade. Conforme anunciado em 2021, a companhia busca eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser uma companhia zero resíduo para aterro até 2027, além de outras metas globais focadas em quatro pilares: Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado.

Atualmente, a destinação inteligente de uniformes usados do Grupo Latam já acontece em suas afiliadas no Peru, Colômbia e Equador – e também deve ser iniciada em breve no Chile.

Conheça mais sobre a agenda de sustentabilidade do Grupo Latam em www.latamairlines.com/br/pt/sustentabilidade.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.