Latam cancela voos por causa de tripulação com covid-19; confira o impacto
Companhia pede que o cliente cheque status do voo antes de se dirigir ao aeroporto
Em todo o País, estabelecimentos comerciais estão sofrendo neste começo de ano com o afastamento de funcionários devido à covid-19 e à influenza. Mesmo com casos sem sintomas de covid-19, a recomendação é o afastamento do colaborador. O problema também tem atingido hospitais, com prontos socorros lotados e, claro, as companhias aéreas.
A Azul já havia identificado o problema na semana passada e hoje foi a vez do Grupo Latam, que enviou comunicado com informações dos voos impactados, nacionais e internacionais, que tiveram de ser cancelados por falta de tripulação. Segundo a empresa, 1% de sua malha precisou ser alterada, com voos cancelados entre 9 e 16 de janeiro. A companhia recomendar checar o status do voo antes de ir para o aeroporto.
Vale lembrar que as regras da aviação comercial no Brasil voltaram ao pré-pandemia, como determinou a Anac, depois do fim das medidas emergenciais para remarcações. O reembolso, por exemplo, precisa ser feito em sete dias e não mais em 12 meses, como na pandemia. A Latam, nos voos impactados, está permitindo a remarcação sem multa e diferença tarifária e o reembolso também sem multa.
Veja abaixo o comunicado da Latam sobre os cancelamentos de voos:
"A LATAM informa que, em função do recente aumento de casos de Covid-19 e de Influenza na população em geral, precisou cancelar no Brasil cerca de 1% dos voos domésticos e internacionais programados pela companhia dentro e de/para o País durante todo o mês de janeiro (veja mais abaixo a lista dos voos impactados).
A LATAM lamenta essa situação, totalmente alheia à sua vontade. Antes de se dirigir ao aeroporto, a companhia orienta que o cliente confira o status do seu voo diretamente em latam.com. Caso o voo tenha sido alterado, o cliente deve realizar o login no site da LATAM e acessar Minhas Viagens - Administrar suas viagens. Neste mesmo campo, pode remarcar a sua viagem sem multa e diferença tarifária ou solicitar o reembolso da passagem sem multa.
Caso tenha dúvidas sobre o processo a ser realizado diretamente no site, o cliente pode entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços da LATAM nos telefones 0300-570-5700 (todo o Brasil), 4002-5700 (capitais) ou +55 11 4002-5700 (ligações do Exterior).
OUTRAS ORIENTAÇÕES
A LATAM segue reforçando as medidas de segurança e higiene em toda a sua operação e obedecendo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias dos países onde atua. Em todos os voos é obrigatório o uso de máscara durante toda a viagem (confira aqui as máscaras permitidas).
A LATAM também permite que passageiros diagnosticados com covid-19 possam remarcar uma vez a data de sua viagem sem multa, mas pagando diferença tarifária (se houver). O cliente poderá viajar a partir de 14 dias após o diagnóstico da doença ou certificando que não está mais na fase de contágio.
Para viagens internacionais, a LATAM orienta que os clientes consultem com antecedência, em Requisitos para Viajar, todas as regras do país de destino da sua viagem. Outra importante fonte de informação ao viajante é a central de informações da IATA (International Air Transport Association).
VOOS IMPACTADOS
9 de janeiro: LA8146 (Guarulhos-Lisboa), LA8112 (Guarulhos-Cidade do México), LA3476 (Guarulhos-Salvador), LA3377 (Salvador-Guarulhos), LA3055 (Congonhas-Porto Alegre), LA3392 (Porto Alegre-Congonhas), LA3123 (Congonhas-Florianópolis), LA3122 (Florianópolis-Congonhas), LA3008 (Guarulhos-Manaus), LA3012 (Manaus-Guarulhos), LA3205 (Santos Dumont-Salvador), LA3209 (Salvador-Santos Dumont).
10 de janeiro: LA8190 (Guarulhos-Miami), LA8180 (Guarulhos-Nova York), LA8147 (Lisboa-Guarulhos), LA8113 (Cidade do México-Guarulhos), LA4676 (Guarulhos-Salvador), LA4679 (Salvador-Guarulhos), LA3320 (Guarulhos-Maceió), LA3607 (Maceió-Guarulhos), LA3509 (Guarulhos-Belém), LA4500 (Belém-Guarulhos), LA3055 (Congonhas-Porto Alegre), LA3806 (Porto Alegre-Congonhas).
11 de janeiro: LA8064 (Guarulhos-Madri), LA8114 (Guarulhos-Barcelona), LA8195 (Miami-Guarulhos), LA8181 (Nova York-Guarulhos), LA8195 (Miami-Guarulhos), LA8180 (Nova York-Guarulhos), LA3176 (Guarulhos-João Pessoa), LA3177 (João Pessoa-Guarulhos), LA4580 (Guarulhos-Natal), LA4652 (Natal-Guarulhos).
12 de janeiro: LA8115 (Barcelona-Guarulhos), LA8065 (Madri-Guarulhos).
13 de janeiro: LA3320 (Guarulhos-Maceió), LA3607 (Maceió-Guarulhos), LA3476 (Guarulhos-Salvador), LA3377 (Salvador-Guarulhos).
15 de janeiro: LA3476 (Guarulhos-Salvador), LA3377 (Salvador-Guarulhos), LA3008 (Guarulhos-Manaus), LA3012 (Manaus-Guarulhos), LA4580 (Guarulhos-Natal).
16 de janeiro: LA4652 (Natal-Guarulhos), LA3377 (Salvador-Guarulhos), LA3476 (Guarulhos-Salvador), LA4580 (Guarulhos-Natal)."
A Azul já havia identificado o problema na semana passada e hoje foi a vez do Grupo Latam, que enviou comunicado com informações dos voos impactados, nacionais e internacionais, que tiveram de ser cancelados por falta de tripulação. Segundo a empresa, 1% de sua malha precisou ser alterada, com voos cancelados entre 9 e 16 de janeiro. A companhia recomendar checar o status do voo antes de ir para o aeroporto.
Vale lembrar que as regras da aviação comercial no Brasil voltaram ao pré-pandemia, como determinou a Anac, depois do fim das medidas emergenciais para remarcações. O reembolso, por exemplo, precisa ser feito em sete dias e não mais em 12 meses, como na pandemia. A Latam, nos voos impactados, está permitindo a remarcação sem multa e diferença tarifária e o reembolso também sem multa.
Veja abaixo o comunicado da Latam sobre os cancelamentos de voos:
"A LATAM informa que, em função do recente aumento de casos de Covid-19 e de Influenza na população em geral, precisou cancelar no Brasil cerca de 1% dos voos domésticos e internacionais programados pela companhia dentro e de/para o País durante todo o mês de janeiro (veja mais abaixo a lista dos voos impactados).
A LATAM lamenta essa situação, totalmente alheia à sua vontade. Antes de se dirigir ao aeroporto, a companhia orienta que o cliente confira o status do seu voo diretamente em latam.com. Caso o voo tenha sido alterado, o cliente deve realizar o login no site da LATAM e acessar Minhas Viagens - Administrar suas viagens. Neste mesmo campo, pode remarcar a sua viagem sem multa e diferença tarifária ou solicitar o reembolso da passagem sem multa.
Caso tenha dúvidas sobre o processo a ser realizado diretamente no site, o cliente pode entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços da LATAM nos telefones 0300-570-5700 (todo o Brasil), 4002-5700 (capitais) ou +55 11 4002-5700 (ligações do Exterior).
OUTRAS ORIENTAÇÕES
A LATAM segue reforçando as medidas de segurança e higiene em toda a sua operação e obedecendo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias dos países onde atua. Em todos os voos é obrigatório o uso de máscara durante toda a viagem (confira aqui as máscaras permitidas).
A LATAM também permite que passageiros diagnosticados com covid-19 possam remarcar uma vez a data de sua viagem sem multa, mas pagando diferença tarifária (se houver). O cliente poderá viajar a partir de 14 dias após o diagnóstico da doença ou certificando que não está mais na fase de contágio.
Para viagens internacionais, a LATAM orienta que os clientes consultem com antecedência, em Requisitos para Viajar, todas as regras do país de destino da sua viagem. Outra importante fonte de informação ao viajante é a central de informações da IATA (International Air Transport Association).
VOOS IMPACTADOS
9 de janeiro: LA8146 (Guarulhos-Lisboa), LA8112 (Guarulhos-Cidade do México), LA3476 (Guarulhos-Salvador), LA3377 (Salvador-Guarulhos), LA3055 (Congonhas-Porto Alegre), LA3392 (Porto Alegre-Congonhas), LA3123 (Congonhas-Florianópolis), LA3122 (Florianópolis-Congonhas), LA3008 (Guarulhos-Manaus), LA3012 (Manaus-Guarulhos), LA3205 (Santos Dumont-Salvador), LA3209 (Salvador-Santos Dumont).
10 de janeiro: LA8190 (Guarulhos-Miami), LA8180 (Guarulhos-Nova York), LA8147 (Lisboa-Guarulhos), LA8113 (Cidade do México-Guarulhos), LA4676 (Guarulhos-Salvador), LA4679 (Salvador-Guarulhos), LA3320 (Guarulhos-Maceió), LA3607 (Maceió-Guarulhos), LA3509 (Guarulhos-Belém), LA4500 (Belém-Guarulhos), LA3055 (Congonhas-Porto Alegre), LA3806 (Porto Alegre-Congonhas).
11 de janeiro: LA8064 (Guarulhos-Madri), LA8114 (Guarulhos-Barcelona), LA8195 (Miami-Guarulhos), LA8181 (Nova York-Guarulhos), LA8195 (Miami-Guarulhos), LA8180 (Nova York-Guarulhos), LA3176 (Guarulhos-João Pessoa), LA3177 (João Pessoa-Guarulhos), LA4580 (Guarulhos-Natal), LA4652 (Natal-Guarulhos).
12 de janeiro: LA8115 (Barcelona-Guarulhos), LA8065 (Madri-Guarulhos).
13 de janeiro: LA3320 (Guarulhos-Maceió), LA3607 (Maceió-Guarulhos), LA3476 (Guarulhos-Salvador), LA3377 (Salvador-Guarulhos).
15 de janeiro: LA3476 (Guarulhos-Salvador), LA3377 (Salvador-Guarulhos), LA3008 (Guarulhos-Manaus), LA3012 (Manaus-Guarulhos), LA4580 (Guarulhos-Natal).
16 de janeiro: LA4652 (Natal-Guarulhos), LA3377 (Salvador-Guarulhos), LA3476 (Guarulhos-Salvador), LA4580 (Guarulhos-Natal)."