Anac mostra nível de satisfação do viajante com aéreas internacionais
Números do boletim da Anac dizem respeito ao terceiro trimestre de 2021
Divulgado ontem (19) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br – Transporte Aéreo mostra a avaliação média do cliente da aviação no Brasil com as companhias que operam por aqui. Mas além de mostrar aéreas nacionais e seus problemas e soluções, o relatório também detalha como tem sido a prestação de serviços das empresas estrangeiras e como elas tem resolvido as questões com viajantes brasileiros.
Para entender esse quesito, nada melhor que analisar o recorte do índice de satisfação pelo recorte das empresas internacionais. Esse indicador é apurado com base nas notas atribuídas pelos consumidores, de 1 a 5. São consideradas apenas as reclamações avaliadas pelos consumidores.
E especificamente nesse aspecto, o levantamento mostra que entre as seis empresas aéreas estrangeiras que mais transportaram passageiros no trimestre analisado (de julho, agosto e setembro), a American Airlines apresentou o maior índice de satisfação, da ordem de 3,4. Em seguida, vieram Copa Airlines (3,2), United Airlines (2,7), Air France (2,5), Tap (2,4) e Qatar Airways (1,6).
No caso dessas seis companhias, três tiveram avaliação positiva em relação à mesma análise feita em período idêntico no ano anterior, e três oscilaram negativamente na comparação. As que melhoraram em satisfação foram American Airlines, Copa e Tap. As demais tiveram queda quando o índice foi confrontados com os meses de abril, maio e junho.
Com alta ou não, as companhias internacionais ainda permanecem abaixo das brasileiras no índice de satisfação da Anac. Nessa mesma observação, agrupando o desempenho das aéreas, o índice de satisfação para as empresas brasileiras foi de 3,3 contra 3,1 das estrangeiras.
Entre as três empresas aéreas brasileiras que mais transportaram passageiros no trimestre, a Azul apresentou o maior índice de satisfação, da ordem de 4,3. Em seguida, vieram Gol (3,180) e Grupo Latam (3,179).
TEMPO DE RESPOSTA
Numa análise quase que continua do índice de satisfação, o relatório da Anac apurou o tempo médio de resposta das empresas às reclamações dos consumidores, considerando apenas as reclamações respondidas pelas empresas.
E também neste quesito as brasileiras ficaram melhor colocadas. O tempo médio de resposta para as empresas brasileiras foi de 4,6 dias e o das internacionais foi de 7,1 dias.
Das seis empresas aéreas estrangeiras que mais transportaram passageiros no trimestre, a Qatar Airways apresentou o menor tempo médio de resposta, da ordem de 4,0 dias. Em seguida, vieram Tap (6,6), Copa Airlines (7,3), American Airlines (7,5), Air France (7,6) e United Airlines (8,4).
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Também está no levantamento a análise dos problemas resolvidos por essas companhias. O índice de solução das reclamações é apurado de acordo com a avaliação dos próprios consumidores.
Caso o consumidor não avalie, sua reclamação é contabilizada como “Resolvida”. Assim, a Anac destaca a importância da avaliação ativa da solução recebida nas reclamações.
No terceiro trimestre de 2021, o índice de solução para as empresas brasileiras foi de 79,4%, nas estrangeiras foi 65,4% e na análise geral o índice ficou em 76,4%.
Entre as três empresas aéreas brasileiras que mais transportaram passageiros no trimestre, a Azul apresentou o maior índice de solução, da ordem de 93%. Em seguida, vieram Grupo Latam (78,9%) e Gol (76,7%).
Já entre as seis empresas aéreas estrangeiras que mais transportaram passageiros no trimestre, a Copa Airlines apresentou o maior índice de solução, da ordem de 78,9%. Em seguida, vieram American Airlines (75,6%), Air France (69,0%), United Airlines (67,4%), TAP (66,3%) e Qatar Airways (55,1%).