Ita Transportes Aéreos firma acordo com ProconSP, que exige reembolsos
Companhia promete transparência na resolução dos casos com os passageiros

"A Itapemirim reitera que está, rigorosamente, pleiteando os estornos das passagens requeridas por seus clientes junto às operadoras de cartões", continua a companhia, referindo-se aos pedidos de reembolso. Não há qualquer menção aos salários atrasados dos colaboradores ou ao pagamento devido a fornecedores.
O atendimento aos clientes prejudicados com a suspensão dos voos pode ser feito pelo telefone 0800-723-2121 e pelo chat presente no site da companhia. O horário de atendimento é das 6h às 21h (o ProconSP pede um canal 24 horas - veja no final deste texto). "A ITA alerta que, devido à alta demanda, pode haver uma demora acima do esperado para o atendimento."
Mais cedo, a Secretaria Nacional do Consumidor, Senacon, órgão do Ministério da Justiça, iniciou procedimentos contra a Itapemirim e deu 20 dias (a partir da última sexta-feira, 24) para a empresa se defender.
PROCON DE OLHO
Em caso de descumprimento, a empresa será penalizada em R$ 5 milhões. Segundo o Procon-SP, pelo termo, “a empresa obriga-se a encaminhar os pedidos de reembolso e providenciar a imediata requisição de estorno junto à instituição financeira responsável pelo cartão de crédito no prazo máximo de dez dias”. Para as compras feitas de forma parcelada, os estornos irão ocorrer na forma e no prazo do cartão.
A ITA também se comprometeu a transportar pessoas afetadas para a cidade onde moram, sendo que o deslocamento deve ser feito prioritariamente por meio aéreo. Em caso de indisponibilidade, pode ser oferecido outro meio de transporte. A empresa também fica responsável pelo pagamento das despesas com hospedagem, alimentação e transporte arcadas pelos consumidores. Se o transporte ocorrer por meio rodoviário, a ITA compromete-se ao reembolso integral da passagem aérea.
Ficou estabelecido ainda que a empresa vai disponibilizar um canal de atendimento 24 horas, por telefone, para o Procon-SP e demais unidades de Procons estaduais. E o termo estabeleceu que a Itapemirim reforce os canais de atendimento ao consumidor, inclusive o presencial nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas.
Com informações da Agência Brasil