Para Latam, interesse da Azul é para subir tarifa e atrasar sua recuperação
Em entrevista para O Globo, o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, sobe o tom contra acordo
Em uma entrevista para O Globo, o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, afirmou que os rumores de uma eventual proposta da Azul para adquirir a operação brasileira do grupo chileno tem como único objetivo atrasar e encarecer o processo de saída da companhia do Chapter 11.
De acordo com Cadier, uma eventual aprovação de uma proposta da companhia aérea de Campinas poderia deixar a empresa em um limbo por um ano, prazo com que as autoridades de defesa da concorrência do Brasil podem levar para avaliar o caso.
“Eles estão minimizando as dificuldades e o tempo de aprovação. Mas esse é o jogo da Azul. Dificultar e encarecer a saída da Latam do Capítulo 11. Comprar mesmo, acho que eles sabem que é inviável do ponto de vista de prazo”, disse o CEO à coluna.
Ainda segundo a entrevista a O Globo, a Latam vai apresentar na semana que vem o seu plano de negócios para a retomada das operações e também as ofertas não vinculantes que vem recebendo para financiar a sua saída do Capítulo 11, a recuperação judicial nos Estados Unidos. A apresentação do plano de reestruturação das dívidas está previsto para o dia 15.
“A Azul fala em sinergias. Mas os analistas não conseguem articular o valor dessa sinergia. A fusão não beneficia credores nem acionistas. O único ganho que existe é em tarifa. Vai subir o preço. A companhia que já tem mais monopólio de rotas vai ter ainda mais monopólio e vai cobrar mais caro ainda. Porque isso ia ser bom para o Brasil eu não sei”, continuou Cadier para O Globo.
De acordo com Cadier, uma eventual aprovação de uma proposta da companhia aérea de Campinas poderia deixar a empresa em um limbo por um ano, prazo com que as autoridades de defesa da concorrência do Brasil podem levar para avaliar o caso.
“Eles estão minimizando as dificuldades e o tempo de aprovação. Mas esse é o jogo da Azul. Dificultar e encarecer a saída da Latam do Capítulo 11. Comprar mesmo, acho que eles sabem que é inviável do ponto de vista de prazo”, disse o CEO à coluna.
Ainda segundo a entrevista a O Globo, a Latam vai apresentar na semana que vem o seu plano de negócios para a retomada das operações e também as ofertas não vinculantes que vem recebendo para financiar a sua saída do Capítulo 11, a recuperação judicial nos Estados Unidos. A apresentação do plano de reestruturação das dívidas está previsto para o dia 15.
“A Azul fala em sinergias. Mas os analistas não conseguem articular o valor dessa sinergia. A fusão não beneficia credores nem acionistas. O único ganho que existe é em tarifa. Vai subir o preço. A companhia que já tem mais monopólio de rotas vai ter ainda mais monopólio e vai cobrar mais caro ainda. Porque isso ia ser bom para o Brasil eu não sei”, continuou Cadier para O Globo.
*Fonte: O Globo