Latam encerra codeshare com a Azul devido à retomada da malha
A aérea presidida por Jerome Cadier anunciou o fim do acordo de codeshare que tinha com a Azul
A Latam Airlines anunciou o fim, em 90 dias, do acordo de codeshare que tem com a Azul Linhas Aéreas desde o ano passado. A parceria termina em 22 de agosto deste ano.
Segundo a companhia, o cenário de retomada, com a previsão de operar 90% da malha pré-pandemia até dezembro próximo, levou a empresa a repensar o acordo. “Frente a este cenário, o acordo passa a ter menos relevância, uma vez que as malhas aéreas se recompõem e alcançam níveis próximos do período pré-pandemia, possibilitando assim que as empresas tenham melhores condições para voltarem a vender seus próprios voos”, explicou a empresa em comunicado. Ou seja, não haveria mais complementariedade entre as malhas e sim mais sobreposição.
“Este acordo de codeshare foi uma alternativa identificada pelas duas empresas para enfrentar a queda de vendas e redução de malha aérea durante o auge da pandemia. Com a perspectiva de melhoria, não há mais sentido. Além disso, tanto a expansão quanto o volume de passageiros que se beneficiam deste acordo ficaram aquém das expectativas iniciais da Latam durante o ano de 2021", disse o CEO da Latam Airlines no Brasil, Jerome Cadier.
A Latam diz, ainda, que "a dissolução deste acordo está alinhada entre ambas as empresas e não trará qualquer impacto aos passageiros". O acordo também inclui acúmulo recíproco de pontos nos programas Latam Pass e TudoAzul.