ITA - Itapemirim Transportes Aéreos anuncia as 14 cidades que terão voos
Vendas começam em 21 de maio e primeiro voo em 29 de junho. Malha inicial tem 14 cidades
A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), mais nova companhia aérea brasileira, parte do Grupo Itapemirim, abrirá a venda de passagens aéreas na próxima sexta-feira, dia 21 de maio. O voo inaugural da companhia está agendado para o dia 29 de junho de 2021, com renda revertida para instituições beneficentes, e o início dos voos comerciais para o dia seguinte, 30 de junho. As passagens poderão ser adquiridas pelo site www.voeita.com.br e em agências de viagens já cadastradas na empresa (até a sexta-feira, 14, eram mais de 1 mil já aptas a vender bilhetes da ITA, incluindo as principais consolidadoras do País).
As agências de viagens podem se cadastrar clicando aqui ou enviando e-mail para comercial.ita@voeita.com.br.
Em sua estreia no mercado aéreo doméstico, a ITA estará presente em 8 cidades brasileiras:
- Belo Horizonte-Confins (MG)
- Brasília (DF)
- Curitiba (PR)
- Porto Alegre (RS)
- Porto Seguro (BA)
- Rio de Janeiro-Galeão (RJ)
- Salvador (BA)
- São Paulo-Guarulhos (SP).
Já em 1º de agosto, a malha da ITA ganha 6 novas cidades:
- Florianópolis (SC)
- Fortaleza (CE)
- Maceió (AL)
- Natal (RN)
- Recife (PE)
- Vitória (ES).
Até junho de 2022, a companhia pretende ampliar a sua cobertura e chegar a 35 destinos no Brasil, com uma frota de 50 A320, configurados em duas classes (ITA Class e econômica) e sem cobrança da primeira bagagem, até 23 quilos (na ITA Class serão duas bagagens grátis). A longo prazo, a meta é pousar em 110 aeroportos do País.
A empresa começa com 500 funcionários e mais 1 mil devem ser contratados em agosto, para a segunda fase da malha inaugural. A maioria veio de empresas aéreas do mercado, que tiveram de cortar pessoal durante a pandemia.
CONFORTO
As aeronaves da ITA foram customizadas e reconfiguradas para oferecer mais espaço entre as poltronas. Assim, todas as fileiras de assentos estão dentro dos padrões da categoria A do selo Anac de conforto. Os passageiros terão entre 79 cm e 107 cm de espaço, dependendo da localização do assento dentro da aeronave e da classe escolhida.
“Estamos reconfigurando os aviões para 162 assentos para que nossos passageiros possam desfrutar de uma viagem de preço acessível, porém com toda a comodidade e segurança”, explica Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim, que deu entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS.
No lançamento, a frota da ITA contará com cinco aeronaves Airbus A320. A previsão é de que a companhia chegue ao final do ano com um total de 20 aeronaves do mesmo modelo. No primeiro semestre de 2022, a ITA receberá cinco aeronaves por mês. Até junho do próximo ano, a frota total será de 50 aeronaves.
TERRESTRE + AÉREO
Sidnei Piva comprou o Grupo Itapemirim em 2016 e é o único dono da nova empresa aérea. A indústria de aviação brasileira já tem outros exemplos de grupos de transporte rodoviário que lançam braços aéreos (como ocorreu com as Famílias Canhedo, na Vasp, Capriolli, na Trip, e Constantino, na Gol), mas é a primeira vez que há um projeto de sinergia entre os dois modais.
O presidente do Grupo Itapemirim espera que em um ano os dois sistemas de vendas estejam integrados e os passageiros possam combinar aéreo + rodoviário de forma rápida e prática. “Uma viagem de São Paulo para Belém, que dura 48 horas, pode ser reduzida a seis ou oito horas, com a integração do aéreo com o rodoviário”, exemplifica. Os clientes poderão comprar trechos aéreos e rodoviários complementares no mesmo sistema. A bagagem também estará inclusa em todo o trajeto, podendo fazer todo o percurso de ônibus, por exemplo, enquanto o viajante faz um trecho aéreo.
Hoje as passagens de ônibus da Itapemirim são vendidas 50% on-line e 50% em agências Itapemirim e a malha rodoviária chega a 2,7 mil cidades. A meta é chegar a 70% no on-line e fazer dessas duas mil agências pontos de venda também do aéreo.
A companhia começa vendendo apenas em seu site, em sistema de conexão direta, sem uso de GDS, e via agências de viagens cadastradas (mais de 1 mil já estão com acesso ao sistema).
“Vamos aproveitar esse enorme conhecimento em transporte de passageiros, essa experiência de Brasil e de brasileiros, para não ficar somente em terra, e sim levar todos os nossos diferenciais de atendimento a um patamar muito mais alto: colorir os céus do País com o tradicional ‘amarelo Itapemirim’”, celebra Sidnei Piva. “A ITA chega para democratizar em definitivo o transporte aéreo nacional.”
O GRUPO
Com 67 anos de história, o Grupo Itapemirim é uma referência no mercado de transportes brasileiro (também tem um braço ferroviário, incluindo o segmento de VLT). A companhia tem como presidente e vice-presidente, Sidnei Piva e Adilson Furlan, respectivamente.
O grupo se encontra em processo de recuperação judicial desde 2016 e segundo Sidnei Piva ele deve ser encerrado nos próximos dias, com todas as etapas concluídas com sucesso. A recuperação não interfere na nova companhia aérea, que segundo ele, teve investimento de R$ 500 milhões de um fundo árabe e já gastou, de acordo com estimativas do mercado, cerca de R$ 30 milhões.
Assista à entrevista de Sidnei Piva ao Portal PANROTAS, no vídeo abaixo.
TIME
A companhia aérea é presidida por Tiago Senna, ex-comandante da Varig, ex-diretor da Passaredo, e executivo em diversas empresas ligadas à aviação. A ITA tem Lincoln Amano, ex-Varig, como diretor comercial, Daniela Rocha, ex-Açovisa, Continental, Usiminas e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, como diretora de Marketing, e Charles Malak, ex-Gol, Webjet e Modern Logistics, como diretor de Operações.
Na área de Vendas, os gerentes comerciais estão divididos por área: Dirk Graetz, cuida das TMCs e viagens corporativas em geral, Paula Bardon da OTAs e Guilherme Fussi de Lazer e Turismo.
Confira fotos da equipe de Vendas logo abaixo.
As agências de viagens podem se cadastrar clicando aqui ou enviando e-mail para comercial.ita@voeita.com.br.
Em sua estreia no mercado aéreo doméstico, a ITA estará presente em 8 cidades brasileiras:
- Belo Horizonte-Confins (MG)
- Brasília (DF)
- Curitiba (PR)
- Porto Alegre (RS)
- Porto Seguro (BA)
- Rio de Janeiro-Galeão (RJ)
- Salvador (BA)
- São Paulo-Guarulhos (SP).
Já em 1º de agosto, a malha da ITA ganha 6 novas cidades:
- Florianópolis (SC)
- Fortaleza (CE)
- Maceió (AL)
- Natal (RN)
- Recife (PE)
- Vitória (ES).
Até junho de 2022, a companhia pretende ampliar a sua cobertura e chegar a 35 destinos no Brasil, com uma frota de 50 A320, configurados em duas classes (ITA Class e econômica) e sem cobrança da primeira bagagem, até 23 quilos (na ITA Class serão duas bagagens grátis). A longo prazo, a meta é pousar em 110 aeroportos do País.
A empresa começa com 500 funcionários e mais 1 mil devem ser contratados em agosto, para a segunda fase da malha inaugural. A maioria veio de empresas aéreas do mercado, que tiveram de cortar pessoal durante a pandemia.
CONFORTO
As aeronaves da ITA foram customizadas e reconfiguradas para oferecer mais espaço entre as poltronas. Assim, todas as fileiras de assentos estão dentro dos padrões da categoria A do selo Anac de conforto. Os passageiros terão entre 79 cm e 107 cm de espaço, dependendo da localização do assento dentro da aeronave e da classe escolhida.
“Estamos reconfigurando os aviões para 162 assentos para que nossos passageiros possam desfrutar de uma viagem de preço acessível, porém com toda a comodidade e segurança”, explica Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim, que deu entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS.
No lançamento, a frota da ITA contará com cinco aeronaves Airbus A320. A previsão é de que a companhia chegue ao final do ano com um total de 20 aeronaves do mesmo modelo. No primeiro semestre de 2022, a ITA receberá cinco aeronaves por mês. Até junho do próximo ano, a frota total será de 50 aeronaves.
TERRESTRE + AÉREO
Sidnei Piva comprou o Grupo Itapemirim em 2016 e é o único dono da nova empresa aérea. A indústria de aviação brasileira já tem outros exemplos de grupos de transporte rodoviário que lançam braços aéreos (como ocorreu com as Famílias Canhedo, na Vasp, Capriolli, na Trip, e Constantino, na Gol), mas é a primeira vez que há um projeto de sinergia entre os dois modais.
O presidente do Grupo Itapemirim espera que em um ano os dois sistemas de vendas estejam integrados e os passageiros possam combinar aéreo + rodoviário de forma rápida e prática. “Uma viagem de São Paulo para Belém, que dura 48 horas, pode ser reduzida a seis ou oito horas, com a integração do aéreo com o rodoviário”, exemplifica. Os clientes poderão comprar trechos aéreos e rodoviários complementares no mesmo sistema. A bagagem também estará inclusa em todo o trajeto, podendo fazer todo o percurso de ônibus, por exemplo, enquanto o viajante faz um trecho aéreo.
Hoje as passagens de ônibus da Itapemirim são vendidas 50% on-line e 50% em agências Itapemirim e a malha rodoviária chega a 2,7 mil cidades. A meta é chegar a 70% no on-line e fazer dessas duas mil agências pontos de venda também do aéreo.
A companhia começa vendendo apenas em seu site, em sistema de conexão direta, sem uso de GDS, e via agências de viagens cadastradas (mais de 1 mil já estão com acesso ao sistema).
“Vamos aproveitar esse enorme conhecimento em transporte de passageiros, essa experiência de Brasil e de brasileiros, para não ficar somente em terra, e sim levar todos os nossos diferenciais de atendimento a um patamar muito mais alto: colorir os céus do País com o tradicional ‘amarelo Itapemirim’”, celebra Sidnei Piva. “A ITA chega para democratizar em definitivo o transporte aéreo nacional.”
O GRUPO
Com 67 anos de história, o Grupo Itapemirim é uma referência no mercado de transportes brasileiro (também tem um braço ferroviário, incluindo o segmento de VLT). A companhia tem como presidente e vice-presidente, Sidnei Piva e Adilson Furlan, respectivamente.
O grupo se encontra em processo de recuperação judicial desde 2016 e segundo Sidnei Piva ele deve ser encerrado nos próximos dias, com todas as etapas concluídas com sucesso. A recuperação não interfere na nova companhia aérea, que segundo ele, teve investimento de R$ 500 milhões de um fundo árabe e já gastou, de acordo com estimativas do mercado, cerca de R$ 30 milhões.
Assista à entrevista de Sidnei Piva ao Portal PANROTAS, no vídeo abaixo.
TIME
A companhia aérea é presidida por Tiago Senna, ex-comandante da Varig, ex-diretor da Passaredo, e executivo em diversas empresas ligadas à aviação. A ITA tem Lincoln Amano, ex-Varig, como diretor comercial, Daniela Rocha, ex-Açovisa, Continental, Usiminas e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, como diretora de Marketing, e Charles Malak, ex-Gol, Webjet e Modern Logistics, como diretor de Operações.
Na área de Vendas, os gerentes comerciais estão divididos por área: Dirk Graetz, cuida das TMCs e viagens corporativas em geral, Paula Bardon da OTAs e Guilherme Fussi de Lazer e Turismo.
Confira fotos da equipe de Vendas logo abaixo.