Estreia transatlântica da JetBlue deve causar disrupção no mercado
Lançamento das primeiras rotas tem grande potencial para ser bem-sucedido para a companhia
O lançamento das primeiras rotas transatlânticas da JetBlue despertou muito interesse e tem grande potencial para ser bem-sucedido. Com a nova classe executiva Mint e tarifas baixas em oferta, a companhia aérea estará bem-posicionada para capitalizar a demanda crescente de viajantes com orçamento pós-pandemia, segundo a GlobalData.
Com muitos viajantes com menos dinheiro devido à crise causada pela covid-19, o mercado transatlântico precisa de uma concorrência de baixo custo. A última pesquisa de recuperação da doença realizada pela empresa de dados e análises mostrou que 87% dos entrevistados globais estavam preocupados com sua situação financeira pessoal.
“A JetBlue está voltada para lucrar com o par de cidades mais movimentado do mundo: Nova York e Londres. A competição foi feroz pré-pandemia nesta rota, no entanto, as baixas tarifas da aérea darão uma vantagem, especialmente observando a retirada da Norwegian Air dos voos de longo curso e que outras companhias estão vendo uma queda na capacidade. Esses eventos serão benéficos para a JetBlue estabelecer uma posição no mercado”, diz o analista de Viagens e Turismo da GlobalData, Gus Gardner.
De acordo com Gardner, a maioria das transportadoras oferece tarifas econômicas básicas, mas a JetBlue oferece isso como padrão. A uniformidade da oferta da aérea, combinada com seu serviço amigável e tarifas competitivas, fará com que ela estimule a demanda e ganhe clientes que podem ter cancelado viagens devido às preocupações financeiras.
VIAGENS CORPORATIVAS
Uma outra pesquisa da GlobalData revelou que 44% dos participantes disseram que o orçamento de viagens corporativas de sua empresa será reduzido significativamente nos próximos 12 meses como resultado da pandemia.
“Os viajantes corporativos provavelmente verão a JetBlue como uma alternativa viável e de baixo custo daqui para frente. Os preços mais baixos farão com que a companhia aérea atraia viajantes a negócios que trabalham para empresas com orçamentos esgotados. A nova classe executiva e o elevado nível de serviço permitirão à aérea competir em igualdade de condições com as operadoras existentes. Esta combinação fará com que a JetBlue se torne uma transportadora disruptiva que pode sacudir substancialmente o mercado de viagens transatlânticas corporativas”, comenta.
No entanto, a JetBlue está lutando para garantir slots lucrativos no Aeroporto de Heathrow, em Londres. Embora tenha garantido alguns slots em Gatwick e Stansted, a divisão de serviços adiciona custos operacionais e complexidade que a companhia aérea deseja evitar. “Se a empresa puder garantir os slots desejados em Heathrow, será uma virada de jogo para a posição competitiva da companhia aérea”, conclui o analista.
Com muitos viajantes com menos dinheiro devido à crise causada pela covid-19, o mercado transatlântico precisa de uma concorrência de baixo custo. A última pesquisa de recuperação da doença realizada pela empresa de dados e análises mostrou que 87% dos entrevistados globais estavam preocupados com sua situação financeira pessoal.
“A JetBlue está voltada para lucrar com o par de cidades mais movimentado do mundo: Nova York e Londres. A competição foi feroz pré-pandemia nesta rota, no entanto, as baixas tarifas da aérea darão uma vantagem, especialmente observando a retirada da Norwegian Air dos voos de longo curso e que outras companhias estão vendo uma queda na capacidade. Esses eventos serão benéficos para a JetBlue estabelecer uma posição no mercado”, diz o analista de Viagens e Turismo da GlobalData, Gus Gardner.
De acordo com Gardner, a maioria das transportadoras oferece tarifas econômicas básicas, mas a JetBlue oferece isso como padrão. A uniformidade da oferta da aérea, combinada com seu serviço amigável e tarifas competitivas, fará com que ela estimule a demanda e ganhe clientes que podem ter cancelado viagens devido às preocupações financeiras.
VIAGENS CORPORATIVAS
Uma outra pesquisa da GlobalData revelou que 44% dos participantes disseram que o orçamento de viagens corporativas de sua empresa será reduzido significativamente nos próximos 12 meses como resultado da pandemia.
“Os viajantes corporativos provavelmente verão a JetBlue como uma alternativa viável e de baixo custo daqui para frente. Os preços mais baixos farão com que a companhia aérea atraia viajantes a negócios que trabalham para empresas com orçamentos esgotados. A nova classe executiva e o elevado nível de serviço permitirão à aérea competir em igualdade de condições com as operadoras existentes. Esta combinação fará com que a JetBlue se torne uma transportadora disruptiva que pode sacudir substancialmente o mercado de viagens transatlânticas corporativas”, comenta.
No entanto, a JetBlue está lutando para garantir slots lucrativos no Aeroporto de Heathrow, em Londres. Embora tenha garantido alguns slots em Gatwick e Stansted, a divisão de serviços adiciona custos operacionais e complexidade que a companhia aérea deseja evitar. “Se a empresa puder garantir os slots desejados em Heathrow, será uma virada de jogo para a posição competitiva da companhia aérea”, conclui o analista.