Latam terá check-in remoto com recursos audiovisuais nos aeroportos
Companhia testou o modelo em Vitória e obteve a aprovação da Anac
A Latam Airlines tem sinal verde da Anac para implementar nos aeroportos brasileiros seu novo sistema de atendimento remoto, com uso de recursos audiovisuais, e que foi testado em Vitória. O atendimento presencial continuará para passageiros considerados especiais (pessoas com deficiência, menores desacompanhados, portadores de arma de fogo, entre outros).
Segundo a Anac, foi aprovada a “versão nº 4 da Listagem de Medidas Adicionais de Segurança e Procedimentos Alternativos da empresa”. A Latam, de acordo com o parecer da Anac, “demonstrou a adequação da sua proposta diferenciada de atendimento e despacho de passageiro e suas bagagens no check-in do aeroporto aos requisitos regulamentares de segurança contra atos de interferência ilícita exigidos pela agência”.
Com essa aprovação, a Latam, com seu novo modelo, continua prestando serviços aéreos previstos e permanece garantindo os níveis aceitáveis de proteção de suas operações contra atos de interferência ilícita. “Além disso, o método aprovado aprimora as medidas da empresa para prevenir a transmissão da covid-19 e preservar a saúde dos passageiros e seus funcionários”, analisa a agência, já que não há contato físico no atendimento proposto.
COMO É O ATENDIMENTO APROVADO
A Latam Airlines está autorizada a implementar nos aeroportos em que opera o processo de despacho do passageiro por meio de um atendimento remoto, utilizando um sistema audiovisual instalado nos balcões de check-in. Por meio desse sistema, garante a Anac, o funcionário da empresa aérea poderá executar, mesmo não estando presente fisicamente no aeroporto, "todas as ações de atendimento de check-in previstas para o voo, incluindo os procedimentos de segurança" (como checagem de documentação e perguntas sobre itens nas bagagens de mão e despachadas).
A Anac acompanhou os testes feitos no Aeroporto de Vitória e comprovou a viabilidade e segurança do processo proposto.
A Latam ainda não divulgou dados do novo sistema de atendimento nos aeroportos, mas ele faz parte de um conjunto de lançamentos que visa transformar, facilitar e agilizar, com segurança e facilidades, a jornada do passageiro aéreo, bem como o bem estar e saúde dos colaboradores da empresa.
Segundo a Anac, foi aprovada a “versão nº 4 da Listagem de Medidas Adicionais de Segurança e Procedimentos Alternativos da empresa”. A Latam, de acordo com o parecer da Anac, “demonstrou a adequação da sua proposta diferenciada de atendimento e despacho de passageiro e suas bagagens no check-in do aeroporto aos requisitos regulamentares de segurança contra atos de interferência ilícita exigidos pela agência”.
Com essa aprovação, a Latam, com seu novo modelo, continua prestando serviços aéreos previstos e permanece garantindo os níveis aceitáveis de proteção de suas operações contra atos de interferência ilícita. “Além disso, o método aprovado aprimora as medidas da empresa para prevenir a transmissão da covid-19 e preservar a saúde dos passageiros e seus funcionários”, analisa a agência, já que não há contato físico no atendimento proposto.
COMO É O ATENDIMENTO APROVADO
A Latam Airlines está autorizada a implementar nos aeroportos em que opera o processo de despacho do passageiro por meio de um atendimento remoto, utilizando um sistema audiovisual instalado nos balcões de check-in. Por meio desse sistema, garante a Anac, o funcionário da empresa aérea poderá executar, mesmo não estando presente fisicamente no aeroporto, "todas as ações de atendimento de check-in previstas para o voo, incluindo os procedimentos de segurança" (como checagem de documentação e perguntas sobre itens nas bagagens de mão e despachadas).
A Anac acompanhou os testes feitos no Aeroporto de Vitória e comprovou a viabilidade e segurança do processo proposto.
A Latam ainda não divulgou dados do novo sistema de atendimento nos aeroportos, mas ele faz parte de um conjunto de lançamentos que visa transformar, facilitar e agilizar, com segurança e facilidades, a jornada do passageiro aéreo, bem como o bem estar e saúde dos colaboradores da empresa.