IAG tem queda de 83% na receita total no terceiro trimestre
Resultado operacional antes de itens excepcionais representou uma perda de 1,3 bilhão de euros
O International Airlines Group (IAG) acaba de anunciar seus resultados preliminares para o terceiro trimestre e as perspectivas de capacidade para o quarto trimestre. A receita total caiu 83%, registrando 1,2 bilhão de euros, em comparação aos 7,3 bilhões de euros no ano passado. O resultado operacional antes de itens excepcionais representou uma perda de 1,3 bilhão de euros, em relação ao lucro de 1,4 bilhão de euros no mesmo período de 2019.
A capacidade de passageiros, expressa em assento-quilômetro oferecido, diminuiu 78,6% no terceiro trimestre. O tráfego de passageiros, medido em termos de passageiros-quilômetro pagos, caiu 88%. Já o fator de ocupação dos assentos sofreu uma queda de 38,8%, totalizando 48,9%.
PERSPECTIVA DE CAPACIDADE
Em 10 de setembro, o IAG anunciou uma redução na capacidade de -74% para -78% para este período e de -46% para -60% para o quarto trimestre, como resultado do nivelamento das reservas após a reintrodução de requisitos de quarentena por muitos governos europeus.
As reservas gerais recentes não foram desenvolvidas conforme o esperado devido a medidas adicionais implementadas pela Europa em resposta a uma segunda onda de infecções de covid-19.
Em resposta à alta incerteza do ambiente atual, o IAG agora planeja que a capacidade no quarto trimestre não seja superior a 30%, em comparação com 2019. Como resultado, o grupo não espera mais atingir o ponto de equilíbrio em termos de fluxo de caixa líquido das atividades operacionais durante o trimestre,
LIQUIDEZ
No dia 30 de setembro, a empresa registrava uma liquidez total de 6,6 bilhões de euros, composta por 5 bilhões em dinheiro, equivalentes de caixa e depósitos remunerados, e 1,6 bilhão em instalações gerais e de aeronaves não utilizadas e comprometidas.
Além disso, 2,74 bilhões de euros de receitas brutas do aumento de capital foram recebidos no início de outubro para uma liquidez total de 9,3 bilhões de euros.
A capacidade de passageiros, expressa em assento-quilômetro oferecido, diminuiu 78,6% no terceiro trimestre. O tráfego de passageiros, medido em termos de passageiros-quilômetro pagos, caiu 88%. Já o fator de ocupação dos assentos sofreu uma queda de 38,8%, totalizando 48,9%.
PERSPECTIVA DE CAPACIDADE
Em 10 de setembro, o IAG anunciou uma redução na capacidade de -74% para -78% para este período e de -46% para -60% para o quarto trimestre, como resultado do nivelamento das reservas após a reintrodução de requisitos de quarentena por muitos governos europeus.
As reservas gerais recentes não foram desenvolvidas conforme o esperado devido a medidas adicionais implementadas pela Europa em resposta a uma segunda onda de infecções de covid-19.
Em resposta à alta incerteza do ambiente atual, o IAG agora planeja que a capacidade no quarto trimestre não seja superior a 30%, em comparação com 2019. Como resultado, o grupo não espera mais atingir o ponto de equilíbrio em termos de fluxo de caixa líquido das atividades operacionais durante o trimestre,
LIQUIDEZ
No dia 30 de setembro, a empresa registrava uma liquidez total de 6,6 bilhões de euros, composta por 5 bilhões em dinheiro, equivalentes de caixa e depósitos remunerados, e 1,6 bilhão em instalações gerais e de aeronaves não utilizadas e comprometidas.
Além disso, 2,74 bilhões de euros de receitas brutas do aumento de capital foram recebidos no início de outubro para uma liquidez total de 9,3 bilhões de euros.